O Instituto Federal Baiano adquiriu recentemente um Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) para utilizar em atividades de pesquisa, ensino e extensão nos seus campi. O Nauru 500 será utilizado no mapeamento multifinalitário dos campi do IF baiano.

Atualmente, o desenvolvimento de pesquisas e fabricação de Vant são realizadas e estimuladas em todos os centros de pesquisa do mundo, principalmente, por militares estadunidenses, pelas Forças de Defesa de Israel e pelas principais forças armadas do mundo.

Os Vants podem embarcar câmeras fotográficas de alta definição, sensores, além de câmeras de vídeo convencionais com transmissão em tempo real. Dados como telemetria da aeronave, velocidade e posicionamento são automaticamente obtidos e gravados.

Nauru 500

O Vant adquirido pelo instituto possui autonomia de 4 horas de voo representando uma capacidade de monitoramento de até 602km² com resolução de 36cm/pixel; velocidade de cruzeiro de 108km/h; peso máximo de decolagem de 15kg, sendo caracterizado como minivant; câmera de alta resolução de 18 megapixel com geração de imagens georreferenciadas; câmera de vídeo com transmissão de vídeo digital em tempo real; sistema de comunicação de solo GDT com alcance entre 20 e 30k, entre outras características.

IF Baianno adquire VANT Nauru 500
Vant será utilizado em atividades de pesquisa e no mapeamento dos 14 campi

“O IF Baiano será pioneiro não apenas no projeto do Atlas Digital nos Institutos Federais do Brasil, mas também no uso da tecnologia Vant para mapeamento multifinalitário, aplicações didáticas – nos cursos de agrimensura (para mapeamento), técnico em agropecuária (para aplicações em agricultura de precisão) e no curso de meio ambiente (para monitoramento ambiental), além de inúmeras outras atividades de planejamento, cadastro de infraestrutura e medidas de gestão e sustentabilidade socioambiental dos seus campi”, afirma o Professor Dr. Vandemberg Salvador, Pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IF Baiano.

“Além de otimizarmos os planos diretores de gestão e sustentabilidade das áreas de cada campus, minimizaremos o tempo para disponibilização dos dados do Atlas Digital do IF Baiano para a comunidade interna e para a população geral, por meio da grande rede”, completa.


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você renova só em 2014, concorre a um navegador GPS da Garmin e ganha mais 1 ano!