A edição de 2012 da maior conferência mundial das áreas de geodésia, geoinformação e gestão territorial acabou depois de três grandes dias em Hanover. O Intergeo apresentou uma área de exposição de 28 mil metros quadrados e mais de 140 apresentações focadas no valor de aplicação, processamento de dados geográficos e econômicos.

Segundo os organizadores, a essencia do evento pode ser resumida na seguinte declaração, proferida por CheeHai Teo, presidente da FIG: “Nós precisamos transformar dados em informações inteligentes e depois transformar isso em conhecimento e ações”. Para Karl-Friedrich Thöne, presidente do Intergeo, a geoinformação desepempenha um papel realmente importante em questões que vão desde a revolução de energia até a mudança demográfica mundial.

Jean-Yves Pirlot (CLGE), Teo CheeHai (FIG), Steve Berglund (Trimble), Karl Throne (DVW), Hagen Graeff (mediador), Andreas Scheuer (BMVBS) e Arnulf Christl (OSGeo)

Em Hanover, 16 mil visitantes e profissionais mais uma vez obtiveram informações sobre inovações e tendências da indústria de 520 empresas, instituições e associações localizadas em 31 países diferentes. E cerca de 1.400 participantes da conferência foram envolvidos no diálogo interdisciplinar em 40 áreas temáticas na Convenção. A inclusão da primeira Conferência Nacional INSPIRE, da conferência do Conselho de Topógrafos europeus (CLGE) e da Conferência de Navegação dentro da programação do Intergeo exemplificou a crescente importância da indústria geoespacial.

As empresas, instituições e associações participantes puderam realizar negócios. Em um levantamento inicial, os expositores estavam apontaram satisfação pelos contatos de qualidade que fizeram. Durante o discurso de Cornelia Rogall-Grothe, Secretária de Estado da Alemanha para informações tecnológicas, durante o primeiro dia do evento, foi destacado o potencial da indústria de informação, em um mercado anual com 40 bilhões de euros e 30 mil novos postos de trabalho nos próximos cinco anos.

“O mercado de geoinformação é um dos mercados mundiais de maior crescimento e o Intergeo vai continuar a aumentar o seu papel como um lugar de encontro para a indústria”, diz Olaf Freier, CEO da Hinte GmbH, empresa organizadora o evento.

Intergeo na Eurásia

Em 2014 o Intergeo irá pela primeira vez à região da Eurásia. O evento será realizado na cidade de Istambul, Turquia, e vai atender especificamente às necessidades da área econômica. Será destinado para a Turquia, sul da Europa, Oriente Médio.

Segundo Olaf Freirer, “este passo é uma resposta à estratégia de internacionalização de inúmeros parceiros do Intergeo. O objetivo é estabelecer um conceito voltado especificamente para as circunstâncias nesta área econômica”.

A programação do Intergeo Eurásia está sendo feita atualmente, com a colaboração dos expositores do Intergeo e instituições de renome da Turquia.

O MundoGEO esteve presente no Intergeo, com um estande. Veja, na próxima edição da revista MundoGEO, a cobertura completa do evento.


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você renova só em 2014, concorre a um navegador GPS da Garmin e ganha mais 1 ano!