O MundoGEO irá realizar, na próxima semana, um seminário presencial e online sobre Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) para o setor de mapeamento. Os participantes poderão conhecer, em primeira mão, como é feita a regulamentação no Brasil, visto que este tipo de tecnologia ganha cada vez mais importância e aplicações no mercado. O evento vai acontecer no dia 25 de outubro (quinta-feira), das 9h às 17h, podendo ser acompanhado de forma presencial e também online.

Seminário VANTsNeste seminário serão discutidos temas relacionados à regulamentação e oportunidades neste mercado, além das características e aplicações dos diversos tipos de VANTs com sensores para produção de mapas, nas áreas de meio ambiente, florestal, agricultura, infraestrutura, gestão territorial, entre outras.

A programação contará com apresentações dos principais VANTs do mercado, podendo ser de pequeno, médio e grande porte, a depender da aplicação e interesse. Além disso, uma das sessões mais aguardadas irá tratar da Regulamentação de VANTs no Brasil. Para apresentar e debater este tema com o público, estarão presentes dois especialistas em Regulação de Aviação Civil da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac): Ailton José de Oliveira Júnior e Livia Camargos Rodrigues de Oliveira.

“A participação da Anac neste seminário de VANTs é essencial, pois é um órgão do governo que tem interesse direto na regulamentação deste setor no Brasil”, afirma Eduardo Freitas, coordenador técnico do Seminário. “Também estamos em contato com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), que deverá enviar também representantes para participar do evento”, conclui.

Como participar

O evento será realizado no Bourbon Convention Ibirapuera, em São Paulo (SP). Há duas formas de inscrição, presencial e online, pois todo o evento será transmitido pela internet com possibilidade de interações em ambos os casos. Para acompanhar o seminário online, a inscrição deve ser feita até um dia antes do evento. Para os participantes presenciais, a inscrição poderá ser feita previamente e também no dia.

Além das palestras, quem fizer a inscrição presencial poderá conferir uma exposição de VANTs com novidades e os melhores equipamentos do setor, que acontecerá nos intervalos da manhã e da tarde do evento. Confira a agenda e inscreva-se antecipadamente. As vagas são limitadas.

Programação completa

7h30 às 9h: Credenciamento

9h às 9h40: Classificação e conceitos dos VANTs e seus sensores
Onofre Trindade Junior Pesquisador da USP

9h40 às 10h40: VANTs de grande porte
Adriano Kancelkis Diretor da AGX
Érica Ferraz* Engenheira de Aplicações da EGS
Renato Tovar Diretor da Avibras

10h40 às 11h: Coffee break

11h às 12h: VANTs de médio porte
Gabriel Santiago de Melo Diretor Comercial da Somenge
Marcos Guandalini Diretor Comercial da Alezi Teodolini
Giovani Amianti Diretor da XMobots

12h às 14h: Intervalo

14h às 14h40: Regulamentação de VANTs no Brasil
Ailton José de Oliveira Júnior Especialista em Regulação de Aviação Civil da Anac
Livia Camargos Rodrigues de Oliveira Especialista em Regulação de Aviação Civil da Anac

14h40 as 15h40: VANTs de pequeno porte
Luiz Dalbelo Gerente de Vendas da Santiago & Cintra
Ulf Bogdawa Diretor da Skydrones
Pedro Donizete Parzzanini Gerente Comercial da CPE Tecnologia

15h40 às 16h: Coffee break

16h às 17h: Debate sobre os desafios técnicos, legais e oportunidades deste mercado
Onofre Trindade Junior USP
Ailton José de Oliveira Júnior Anac
Lucio Figueiredo Matias Eyesky/Novaterra

Seminário: VANTs (Presencial e Online)
Data: 25 de outubro das 9h às 17h
Local: Bourbon Convention Ibirapuera – Av. Ibirapuera, 2927 Moema – São Paulo (SP)
Contatos: seminario@mundogeo.com / (41) 3338 7789 / (11) 4063 8848