A 9ª edição da Competição Europeia de Navegação por Satélites (ESNC em inglês) anunciou na semana passada a lista de ganhadores. Além do prêmio principal, chamado de “Galileo Master”, a competição entregou ainda 24 prêmio para os projetos vencedores das etapas regionais e cinco prêmio especiais.

A competição ESNC é realizada anualmente pela empresa alemã Anwendungszentrum GmbH Oberpfaffenhofen, e conta com várias categorias e prêmios. A iniciativa visa reconhecer as melhores ideias na área de navegação e posicionamento por satélite. O Brasil, que conta como organizador regional oficial o MundoGEO, teve oito projetos cadastrados em 2012.

Galileo Master

Este ano, o projeto vencedor da competição veio de Portugal, da Universidade de Porto. O sistema apresentado é usado para navegação interna em smartphones, utilizando campos magnéticos de baixíssima frequência para estabelecer a comunicação de forma confiável, mesmo em ambientes internos. O projeto inovador de navegação para smartphones ficou na frente de 405 trabalhos inscritos, provenientes de 40 países, e ganhou uma recompensa de 20 mil euros.

Etapa brasileira

O prêmio regional do Brasil em 2012 foi para Arlei Benedito Macedo e sua equipe da companhia SIG-Ribeira, que  apresentaram um sistema colaborativo de geoinformação, desenvolvido para o gerenciamento de emergências em computadores móveis. O sistema combina dados georreferenciados de campo com imagens de satélites e informações fornecidas por profissionais, pessoal em campo e voluntários. O “Risk-GIS” permite que profissionais da defesa civil possam fazer seus próprios mapas, monitorar áreas de riscos e transmitir as informações para que a coordenação central possa tomar medidas de mitigação.

Competição ESNC 2012
Cerimônia de premiação da ESNC 2012

Os prêmios foram oferecidos pelos patrocinadores da competição: Agência de GNSS Europeia (GSA), Centro Aeroespacial Alemão (DLR), Instituto de Pesquisa e Tecnologia Industrial de (ITRI) e, neste ano, a empresa HPI Fleet & Mobility AG.

Estão disponíveis para download as fotos da cerimônia de premiação da ESNC 2012, bem como imagens dos projetos vencedores e suas ideias.