Curso de Geoprocessamento para o software TerraView
Curso de geoprocessamento. Fonte: CEM

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) – um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP – oferece o último curso em 2012 de Geoprocessamento para o software TerraView – Política Social, de 28 a 30 de novembro.

O curso é voltado a interessados não especialistas em aprofundar conhecimentos sobre o software. Na capacitação, os participantes, em geral profissionais que atuam com políticas sociais, terão uma visão geral do sistema e aprenderão a usar suas ferramentas básicas, habilitando-se a explorar as bases de dados e a gerar mapas e gráficos.

Segundo o CEM, mais de 900 pessoas já realizaram o treinamento, procurado por técnicos da administração municipal, estudantes de graduação e pós-graduação de diversos cursos. A duração total do curso é de 20 horas.

Disponível gratuitamente no site do CEM, o software de geoprocessamento TerraView – Política Social é uma ferramenta voltada para a produção de análises especiais a partir de dados demográficos, econômicos e sociais. A possibilidade de acesso ao software integra uma parceria entre o CEM e a Divisão de Processamento de Imagens do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

A capacitação Geoprocessamento para o software TerraView – Política Social inclui tópicos como: “Fundamentos de Geoprocessamento”, “Estrutura do programa”, “Ferramentas de Análise Básicas”, ‘Manipulação de Tabelas de Atributos”, “Operações Geográficas” e “Geocodificação de Endereços”.

Os participantes receberão apostila com os exemplos usados no curso, CD com o programa TerraView Política Social e as bases de dados e certificado de conclusão de curso. O valor do curso é de 500 reais para pagamentos feitos até o dia 14 de novembro e 600 para pagamentos até o dia 27 de novembro.

As inscrições podem ser feitas pela internet, no site do CEM, preenchendo a ficha de inscrição e mediante depósito na conta corrente: 22878-8, agência: 0646-7 – Banco do Brasil, em nome do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). A seguir o interessado deverá enviar o comprovante de depósito para Daniel W. T. da Silva, pelo fax (11) 5574-5928 ou email danielt@cebrap.org.br.

+Info
www.centrodametropole.org.br


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha mais 1 ano e renova só em 2014!