Desde o incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), em 25 de fevereiro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) se esforça para manter a coleta de dados climáticos na região. A estação meteorológica automática está instalada em módulo que não foi afetado pelo fogo, mas que deixou de funcionar por falta de energia elétrica.

Para manter a série histórica dos dados de meteorologia, cujas medidas têm sido tomadas desde o verão de 1984-1985, cerca de um mês após o acidente o Inpe providenciou a instalação de painéis solares e baterias para sua instrumentação na EACF, localizada na Ilha do Rei George, no Arquipélago das Shetland do Sul, Antártica.

Informações que desde o acidente têm ficado armazenadas no módulo meteorológico do Inpe foram recuperados em 5 de novembro, quando uma equipe do instituto retornou ao local com o apoio da Marinha, a bordo do Navio Polar Almirante Maximiano.

Dados meteorológicos da Antártica são recuperados
Torre meteorológica do Inpe na área da EACF. Imagem: Inpe

Antes do incêndio as informações eram enviadas em tempo real para os pesquisadores no instituto.  Hoje não há energia suficiente para a transmissão online e os dados precisam ser descarregados diretamente da instrumentação.

A capacidade de armazenamento da estação meteorológica automática é limitada, sendo importante o retorno ao local da EACF para impedir que os dados gravados a partir de abril, quando foram instaladas novas baterias, sejam apagados para dar espaço às novas informações do monitoramento diário.

Fonte: Inpe


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha mais 1 ano e renova só em 2014!