IDEJá está disponível o informativo de outubro sobre Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) na América Latina e Caribe, em português, espanhol e inglês. Para baixar a versão em português, clique aqui.

Auxiliando o acesso gratuito à informação sobre IDE aos usuários, a Associação para a Infraestrutura Global de Dados Espaciais (GSDI) tem disponibilizado boletins sobre IDE na África, América Latina e Caribe (IDE-LAC), e Ásia e Pacífico (IDE-AP).

O boletim IDE-LAC se concentra em aspectos das IDEs e dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), sensoriamento remoto e administração de dados na América Latina e Caribe relacionados com IDE. Busca criar consciência, prover informação útil para o fortalecimento de iniciativas nacionais de IDE e apoiar a sincronização de esforços regionais.

O Instituto Panamericano de Geografia e História (IPGH), entidade membro da GSDI, e o Comitê Permanente para a Infraestrutura de Dados Espaciais das Américas (CP-IDEA) promovem o desenvolvimento de IDE na região. O boletim é preparado pelo IPGH para a GSDI.

SDI-LAC em português

A versão em português do boletim IDE-LAC teve sua primeira publicação entre novembro de 2007 e fevereiro de 2009, e desde agosto de 2011 está sendo novamente publicada, graças a um grupo de voluntários localizados em vários estados do Brasil, nos Estados Unidos e Canadá.

Neste número do IDE-LAC, o segmento de IDE Globais e Regionais compreende notas sobre a atualização do Receituário IDE; o Comitê GSDI de Extensão e Membros; o Portal de Conhecimento ONU-SPIDER; a Carta Internacional sobre “Espaço e Grandes Catástrofes”; o 2º Fórum de Alto Nível da UN-GGIM; o Observatório Digital para Áreas Protegidas DOPA; a 44a Reunião do Conselho Diretivo do IPGH; o Encontro Anual da Comissão 7 da FIG 2012 na Argentina; o Plano de Negócios da Plataforma Geoespacial FGDC; e conferências ao redor do mundo. A divisão de IDEs Nacionais informa sobre a nova imagem institucional e as VII Jornadas da IDERA da Argentina; o 1o seminário sobre informação geográfica e a IDE-EPB da Bolívia; a IDE Nacional da Nicarágua e o 1o Seminário sobre Tecnologia e Informação Espacial para a inclusão social do Peru. As Investigações e Aplicações Geoespaciais apontam à Integração da Rede Geodésica Nacional da Guatemala ao SIRGAS; nova versão do Atlas Geográfico do Equador 2012; auto-avaliação de IDEs com eSDI-Net+; e o Catálogo de Metadados de Seca. A seção de Oportunidades de Capacitação e Financiamento reúne convocatórias internacionais, entre elas, programas de mestrado e webinars relevantes. Finalmente, na última parte se relacionam os Eventos nas Américas.