O Google distribuiu uma versão de teste de seu novo aplicativo de mapas para o iPhone, da Apple. De acordo com o The Wall Street Journal, atualmente o Google está finalizando o aplicativo antes de submetê-lo à aprovação da loja da Apple, a App Store.

Apple MapsCom o lançamento do novo sistema operacional da Apple em setembro deste ano, o iOS 6, o Google Maps foi banido do iPhone, e a fabricante lançou um app próprio. Mas o novo aplicativo de mapas da Apple apresentou inúmeras falhas e a empresa, agora, diz que elas estão sendo corrigidas. Caso o aplicativo de mapas do Google seja aceito na App Store, irá competir diretamente com o software da Apple.

Segundo o jornal norte-americano, o próximo Google Maps para o iPhone deve conter um recurso de navegação conhecido como turn-by-turn, que permite o uso como um dispositivo de GPS durante a condução. Segundo o Google “o Google Maps contém os mapas mais completos, precisos e fáceis de usar do mundo. Nosso objetivo é fazer com que ele esteja disponível para todos que queiram usá-lo, independentemente do browser do dispositivo ou do sistema operacional”.

Um porta-voz da Apple disse ao jornal que a empresa não comenta sobre aplicativos que não tenham sido apresentados para aprovação. A Apple aprovou recentemente alguns aplicativos novos ou atualizados do Google para download no iTunes, entre eles o YouTube.

Apple na mira da Nokia

A Nokia também está mirando os dispositivos da Apple com sua nova plataforma de mapas. No início de novembro, a fabricante exibiu um aplicativo de mapas gratuito para o sistema iOS, da Apple.

Chamado de HERE, o serviço foi lançado nesta semana, e traz recursos como rota por transporte público e possibilidade de salvar trechos do mapa para consulta posterior. O download do aplicativo é gratuito e exige o iOS 4.3 ou versão mais recente para rodar nos aparelhos iPhone, iPod Touch ou iPad. A novidade traz suporte ao iPhone 5.


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha mais 1 ano e renova só em 2014!