A Lockheed Martin, empresa responsável pela fabricação dos satélites da próxima geração do sistema de navegação GPS, anuncia que os aparelhos estão passando por testes críticos, para assegurar o pleno funcionamento dos satélites em condições extremas.

Satélites da próxima geração do sistema GPS passam por testes
Engenheiros testam protótipo da próxima geração de satélites do sistema GPS

O programa GPS III será responsável por substituir antigos satélites do Sistema de Posicionamento Global (GPS), melhorando a capacidade de atender as demandas crescentes de militares, usuários comerciais e civis. A próxima geração terá satélites com mais precisão, potência e vida útil, com um novo sinal civil projetado para ser interoperável com sistemas globais de navegação internacionais via satélite.

Antes de serem conduzidos ao espaço, os satélites e sua carga de equipamentos passam por testes rigorosos, reproduzindo as mesmas condições de temperaturas extremas que passam órbita. Os procedimentos incluem testes com com protótipos de simulação, que reduzem significativamente os riscos, melhoram a previsibilidade de produção, aumentam a garantia de sucesso de missão e reduzem os custos gerais do programa.

A Lockheed Martin é atualmente responsável pelo desenvolvimento dos primeiros quatro satélites da 3ª geração de satélites GPS. A Força Aérea Americana planeja adquirir ao todo 32 satélites GPS III para renovar toda a constelação.


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha mais 1 ano e renova só em 2014!