A Astrium Services, companhia do setor de informação geoespacial, informa que o satélite Pléiades 1B será lançado nessa sexta-feira, 30 de novembro. O segundo satélite da constelação Pléiades, para imageamento de alta resolução, será tranportado por um foguete lançador Soyuz, a partir da Guiana Francesa, às 23h, horário local.

Pleiades
Imagem do Museu do Louvre, em Paris, feita com o satélite Pléiades 1A

Uma vez que o Pléiades 1B se junto ao Pléiades 1A em órbita, eles formarão uma constelação de satélites gêmeos idênticos, operados pela Astrium Services. Os dois satélites serão retirados 180° na mesma órbita para garantir a entrega de produtos com 50 centímetros de resolução, com revisitas diárias para qualquer ponto do globo. Esta configuração de resolução muito alta vai oferecer aos usuários, civis e militares, imageamento rápido de áreas de interesse, uma capacidade regular de monitoramento e um aumento de duas vezes na cobertura.

O lançamento do Pléiades 1B marca o terceiro passo na formação de uma constelação de quatro satélites. A partir de 2014, esta constelação contará com os satélites Pléiades 1A e 1B, oferecendo produtos de 50 centímetros, e também com os satélites Spot 6 e 7, projetados para garantir a continuidade do serviço Spot, e fornecer produtos de alta resolução de dados (1,5 m). O Spot 6 foi lançado em 9 de setembro de 2012.

A Astrium Services é o distribuidor exclusivo de dados e imagens desta constelação. A transmissão oficial do lançamento do Pléiades 1B poderá ser acompanhada em www.arianespace.tv.


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha mais 1 ano e renova só em 2014!