O MundoGEO, líder na realização de eventos e publicação de revistas e portais para o setor de geotecnologia na América Latina, realizará nesta semana um seminário online sobre georreferenciamento e certificação de imóveis rurais. O webinar está com inscrições abertas e acontecerá na próxima quinta-feira, 6 de dezembro, das 9h às 17h.

Neste evento serão abordadas questões atuais sobre a legislação e normas técnicas, como a Norma de Execução nº 105 de 26/11/2012, publicada recentemente no Diário Oficial da União, que substitui a atual Norma 96/2010 e Seminário Georreferenciamento de Imóveis Ruraissimplifica a análise de processos de certificação que tramitam nas Superintendências Regionais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Veja aqui a Norma na íntegra.

Segundo a nova Norma, os processos serão simplificados com a uniformização de critérios para análise dos processos de certificação da poligonal objeto de memorial descritivo de imóvel rural. Ela vem de encontro a muitos requerimentos de órgãos, proprietários, da sociedade e demais atores relacionados, que exigiam menos burocracia e mais rapidez do Incra.

Além disso, especialistas ligados ao Incra irão apresentar sobre as novidades nos serviços para certificação de imóveis, como o novo sistema online de certificação que, segundo o Instituto, atenderá às demandas de regularização fundiária a partir da segunda quinzena de fevereiro de 2013.

Confira a agenda:

9h às 9h40: Novidades nos serviços online para Certificação de imóveis
Wilson Silva Junior – Incra

9h40 às 10h40: Integração entre Incra, Cartórios e Receita Federal
Marco Antonio Melo Breves – Receita Federal
Andrea Carneiro – UFPE
Evandro Cardoso* – Incra

10h40 às 11h: Intervalo

11h às 12h: Novas técnicas para levantamentos de campo
Rafael Tamamaru – Geobuilder
Clinger Carlos – Agronômica Consultoria
Valdemar Antonio Demétrio* – ESALQ-USP

12h às 14h: Intervalo

14h às 14h40: Casos práticos de levantamentos de campo e geração de peças técnicas
Renan Magalhães Chaves – Graltec
Margarete Maria – TGR
EdIvaldo Lins Macedo* – Topografia Geral

14h40 as 15h40: Erros mais comuns na apresentação das peças técnicas e como evitá-los
Roberto Tadeu Teixeira – Incra-SP

15h40 às 16h: Intervalo

16h às 17h: Debate sobre os requisitos técnicos, legais e operacionais para a aprovação dos projetos de Georreferenciamento de Imóveis Rurais
Wilson Silva Junior – Incra
Roberto Tadeu Teixeira – Incra-SP
Representante ITCO*

* a confirmar

O evento conta com o apoio de algumas empresas e instituições, como Incra, ABEC-PR, ABEC-SP, APEAESP, IGD, Portal Topografia, Alezi Teodolini, Tecnosat, Furtado & Schmidt, Embratop e Geocenter.

Serviço
Seminário: Georreferenciamento de Imóveis Rurais
Data: 6 de dezembro das 9h às 17h
Inscrição: https://mundogeo.com/webinar/gir/inscricao.html
Contatos: seminario@mundogeo.com / (41) 3338 7789 / (11) 4063 8848