O trabalho dos geólogos, geógrafos e engenheiros do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), de praticamente todas as unidades regionais da empresa, foi destaque nessa quarta-feira (12/12), em Brasília.

O ministro da Integração, Fernando Bezerra na apresentação das ações implementadas, pelo Governo Federal, para proteger a população dos desastres naturais citou o importante papel dos 50 técnicos da CPRM que mapearam as áreas de risco em 286 municípios. Destes, 105 municípios na região Sudeste e 75 na região Sul. Estiveram na apresentação o diretor-presidente da CPRM, Manoel Barretto, e os diretores Antonio Bacelar e Thales Sampaio.

Muito satisfeito com o resultado, Manoel Barretto, parabenizou a equipe. “Foi realmente uma grande vitória que, tenho certeza, devemos ao espírito de responsabilidade e empenho de todos e todas, que ao longo deste ano, não vacilaram e estiveram sempre focados em atingir a meta estabelecida pelo governo”, afirmou. Barretto também elogiou Jorge Pimentel, coordenador executivo do Departamento de Gestão Territorial, “que com extrema dedicação soube conduzir essa brilhante equipe”.

Serviço Geológico do Brasil mapeia 286 municípios em áreas de risco
Serviço Geológico mapeia 286 municípios em áreas de risco. Imagem: CPRM

Pimentel informou há pouco que outros municípios estão sendo finalizados, ampliando assim o número divulgado pelo Governo Federal. Mais de 820 municípios receberão a visita de pesquisadores até 2014. “Buscamos padronizar procedimentos e ampliar a capacitação da nossa equipe, onde diversos cursos e reuniões foram realizados, inclusive troca das duplas de profissionais de locais para ampliar a integração e experiências. Tenho muito orgulho do que conseguimos construir, não foi pouco. E esse sucesso é de todos”, informou Pimentel.

“É um trabalho duro de pessoas que se dedicaram um ano inteiro para prevenir mortes, ou seja, para salvar vidas. Gostaria também de agradecer o empenho do Cássio Roberto da Silva, da Regina Gimenez e do Jorge Pimentel, importantes lideranças do projeto”, afirmou Thales Sampaio, diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM.

“O mapeamento das áreas de risco do país hoje é uma realidade e todos os dados e informações estão sendo repassados ao Ministério da Integração Nacional, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e Ministério das Cidades. O trabalho da CPRM está sendo usado fortemente pela sociedade e pelos órgãos gestores na área de riscos naturais. Esse é um trabalho que enobrece a CPRM”, destacou o diretor Sampaio.

A CPRM está inserida nas ações do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais lançado neste ano pela presidenta Dilma Rousseff. As ações do plano estão divididas em quatro eixos temáticos – prevenção, mapeamento, monitoramento e alerta e resposta a desastres, sob coordenação da Casa Civil da Presidência da República. “A equipe técnica da Casa Civil, sob a liderança da ministra Gleisi Hoffmann, desenvolve um trabalho muito competente que apoia todos os atores envolvidos na execução do Plano”, finalizou Sampaio.

Fonte: CPRM


Aproveite a promoção de Natal e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto!