A Embrapa Gestão Territorial vem realizando o monitoramento de temáticas territoriais e de segurança institucional, atendendo às demandas do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSIPR), apresentadas através da sua Secretaria de Acompanhamento e Estudos Institucionais (SAEI).

Embrapa cria sistema para catalogar metadados e imagens orbitaisO monitoramento visa subsidiar as manifestações do Conselho de Defesa Nacional (CDN) a respeito da gestão territorial, do monitoramento das estruturas estratégicas, do assentimento prévio e monitoramento da faixa de fronteira.

As instituições parceiras trabalharam em cooperação para aprimorar esse monitoramento. Foi desenvolvido um sistema de automatização da catalogação de metadados e de dados das imagens orbitais, para a incorporação no banco de dados geocodificado, que foi implementado e vem sendo mantido. Imagens orbitais de alta e média resolução, para as áreas definidas como de interesse, foram adquiridas e tratadas.

Foi também desenvolvido um sistema WebGIS para visualização das localizações de obras do governo federal e para análise das imagens de satélite. Foram gerados relatórios de acompanhamento de obras, que refletem as fases, etapas de operações e segmentos de cada obra, comparando-os temporalmente e mostrando sua evolução pontual no contexto do empreendimento.

Além disso, a Embrapa Gestão Territorial ofereceu apoio metodológico, técnico-científico e operacional para a integração e compartilhamento dos dados espaciais de imagens orbitais e localizações de obras com instituições parceiras, utilizando padrões abertos de interconexão de dados espaciais, aplicativos de visualização em WebGIS e acesso ao banco de metadados e de dados espaciais.

Fonte: Embrapa Gestão Territorial. Texto de Claudio Spadotto


Aproveite a promoção de Natal e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto!