A Leica Geosystems lançou a câmara de médio formato Leica RCD30 Oblíqua, projetada para aplicações de alta precisão de mapeamento 3D urbano


A PCI Geomatics anunciou o lançamento de versões para Linux do Geomatica 2013, software para processamento de imagens


A Venezuela lançou seu segundo satélite de observação da Terra, feito em cooperação com a China, com um custo de 140 milhões de dólares


A Esri disponibilizou o visualizador Web CityEngine para ArcGIS Online, permitindo que qualquer pessoa com um navegador habilitado para WebGL navegue e explore cidades e ambientes 3D criados no CityEngine 2012


A Microsoft apresentou, durante o Intergeo, a nova câmera aérea digital UltraCam Falcon para fotogrametria


A Maptek lançou o setembro o I-Site 8810, um laser scanner resistente, adequado para uso em mineração


O LMS-Q780, novo laser scanner aéreo de longo alcance da empresa Riegl, foi apresentado durante o Intergeo


A SuperGeo Technologies lançou o Mobile Cadastral GIS 3.1, aplicativo móvel para sistema Android que faz o cadastro de dados GIS em campo


GeoMetrópoles

GeometrópolesO Observatório das Metrópoles lançou, em novembro, a nova versão do sistema de informações geográficas GeoMetrópoles. A ferramenta foi desenvolvida com o propósito de reunir em um só plano de informação dados espaciais sobre os mais diversos temas (demográficos, sociais, econômicos, ambientais) relacionados às regiões metropolitanas do Brasil. O GeoMetrópoles é um sistema aberto e de atualização permanente a fim de possibilitar o acesso e a produção democrática de dados quantitativos e qualitativos referentes à temática urbana e metropolitana. Hoje, o sistema oferece uma organização das informações de maneira que sua apresentação facilite ao mesmo tempo a visualização dos elementos da dinâmica espacial metropolitana, a construção de mapas temáticos e a análise espacial através das diferentes ferramentas de geotecnologia, oferecendo maior autonomia na utilização por pesquisadores não especializados.

+Info
http://geometropoles.net


SomaBrasil

A Embrapa Monitoramento por Satélite apresentou o SomaBrasil, Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil, uma ferramenta para monitoramento das atividades agropecuárias, que integra dados tabulares e informações geradas por satélites, capaz de fazer uma radiografia do Brasil. O sistema integra bases de dados de recursos naturais e agricultura provenientes de várias fontes num único ambiente. Disponível na forma de WebGIS, permite ao usuário não especializado interagir com essa base de dados por meio de consultas básicas e avançadas de forma dinâmica, podendo selecionar e cruzar informações e construir mapas de acordo com cada interesse.

+Info
www.cnpm.embrapa.br/projetos/somabrasil


MAPublisher 9.1

MAPublisher 9.1A Avenza Systems lançou o MAPublisher 9.1 para Adobe Illustrator, um software para criação de mapas a partir de dados GIS. Com a ferramenta, é possível utilizar as opções de design gráfico do Adobe Illustrator para manipular dados GIS e produzir mapas com alta acurácia. A versão 9.1 possui novas funções, como a possibilidade de exportar mapas em HTML 5 para web, compatíveis com aparelhos móveis como tablets e smartphones, e conta com melhorias na performance e na interface com o usuário.

+Info
www.avenza.com/mapublisher


Atlas do espaço rural

Atlas do espaço ruralO Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou o Atlas do Espaço Rural Brasileiro, uma publicação que integra dados do Censo Agropecuário 2006 e das pesquisas populacionais, sociais, econômicas e ambientais do Instituto, oferecendo-lhes uma dimensão espacial, com o objetivo de retratar a complexa realidade territorial do campo brasileiro.

+Info
www.ibge.gov.br


MapInfo Professional 11.5

A Pitney Bowes Software, fornecedora de serviços e soluções de comunicação, análise e dados de clientes, anuncia o lançamento do MapInfo Professional 11.5, uma versão mais aprimorada do produto para inteligência de localização. A nova versão possui melhorias no navegador e nas janelas de legenda, que melhoram a usabilidade e a eficiência. Além disso, os usuários do MapInfo Professional agora podem publicar mapas na nuvem, permitindo o compartilhamento e análise com colegas ou clientes, utilizando MapInfo Stratus, parte integrante da suíte MapInfo.

+Info
www.pb.com/software


Trimble na Intergeo

A Trimble, desenvolvedora de soluções para posicionamento e localização, apresentou novos produtos e softwares durante as conferência Intergeo e Trimble Dimensions, realizadas recentemente na Alemanha e Estados Unidos, respectivamente.

Uma nova versão do software Inpho foi lançada, para produção de dados de fotogrametria aérea e escaneamento a laser. Com novos recursos, o Inpho 5.5 introduz ferramentas específicas para manusear imagens produzidas com Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), sendo capaz de enfrentar desafios de calibração da câmera e qualidade de imagem. Ainda durante o Intergeo, foram anunciadas novas versões dos softwares eCognition para análise de imagens, e do Trident, trazendo novas ferramentas para análise geoespacial, com aplicações em sensoriamento remoto, mapeamento móvel e levantamentos.

Entre outros lançamentos, a Trimble apresentou também um aplicativo móvel para smartphones, para coletar dados utilizando GPS; e os aparelhos Geo 5 e Juno 5 para aplicações GIS no campo.

+Info
www.trimble.com


GeoTIFF

O OGC lançou em outubro o GeoTIFF, uma extensão disponível para os padrões GML Coverages 1.0 (GMLCOV) e Web Coverage Service 2.0 (WCS). O padrão de codificação Geography Markup Language (GML) é uma ferramenta de XML muito utilizada para codificar dados geoespaciais de todos os tipos. Já o Coverages, que pode ser usado junto ao GML, associa posições dentro de um espaço limitado para apresentar valores de atributos. Exemplos destas coberturas geoespaciais incluem imagens da Terra, rasters georreferenciados e não georreferenciados, grades curvilíneas e nuvens de pontos.

A extensão GeoTIFF fornece uma maneira de codificar dados geoespaciais que estão representados em outros formatos de codificação que não sejam GML, como GeoTIFF por exemplo.

+Info
www.opengeospatial.org


Faro Scene 5.1

A Faro Technologies, desenvolvedora de tecnologias para medição em 3D, lançou o Faro Scene 5.1, nova versão do software para processamento de dados do Laser Scanner Focus 3D.

+Info
www.faro.com