Conferência e Feira de Geomátia e Soluções Geoespaciais acontece de 18 a 20 de junho em São Paulo

Nesta edição, gostaria de compartilhar alguns destaques da programação que estamos elaborando para o evento MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013 – Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, que será realizado entre os dias 18 e 20 de junho no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Unir Agrimensores e Cartógrafos

Está em pleno andamento um movimento de união dos cursos e entidades representativas entre os engenheiros agrimensores e cartógrafos. As atribuições profissionais são praticamente as mesmas e vários cursos já usam as duas denominações. Boa parte dos profissionais de ambos os lados está conversando, procurando deixar para trás eventuais diferenças no passado e construir um modelo associativo, renovado e alinhado às demandas do Século 21. Por hora, os debates sobre o tema estão acontecendo via redes sociais. Existe um grupo sobre este assunto na rede GeoConnectPeople.org e irá acontecer o 1° Encontro Nacional de Engenheiros Agrimensores e Cartógrafos no dia 19 de junho de 2013, como uma das atividades paralelas ao MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013.Mundogeo#Connect 2012

Aproximar Universidades, Governo e Empresas de Geo

Durante o MundoGEO#Connect Latin-
America 2013 também vai acontecer o 1° Encontro de Integração Governo, Universidade e Empresas de Geomática, um evento que tem como proposta incentivar a conexão entre empresários e acadêmicos na geração de conhecimento e soluções inovadoras para as necessidades do governo e a sociedade em geral.

Geo Short Talks – Palestras Relâmpago

Durante o evento haverá um espaço inédito de apresentações de alguns minutos, também chamadas de “Lightning talk” ou “conversas curtas” (short talks). Estes espaços serão preenchidos por profissionais especialistas, usuários, acadêmicos ou estudantes que tenham seus resumos aprovados.Mundogeo Connect 2012

Gestores públicos de geoinformação se organizam

O Ministério e Planejamento e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da Comissão Nacional de Cartografia (Concar), estão realizando eventos e ações relacionadas à disseminação da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde) aos diversos órgãos governamentais federais e estaduais. Regularmente estão sendo realizados Fóruns Intergovernamentais de Gestores de Geoinformação, com o objetivo de promover a articulação entre instituições de governo que usam os dados geoespaciais no processo de planejamento, monitoramento de programas, projetos e políticas públicas. Algumas destas experiências serão compartilhadas no evento MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013.

Geoexport

A MundoGEO está em contato com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex Brasil) visando a elaboração conjunta de um projeto de promoção internacional das empresas brasileiras que desejem exportar seus produtos e serviços diretamente ou através de parcerias com empresas de outros países. No início de 2013 será feita uma reunião em Brasília com os empresários interessados em participar de eventos, road shows e rodadas de negócios no exterior. Este projeto terá espaço especial de divulgação no evento MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013.

Emerson Zanon GranemannEmerson Zanon Granemann

Engenheiro cartógrafo, diretor e publisher do MundoGEO

emerson@mundogeo.com