Veja como tirar proveito das funcionalidades da opção gratuita do Google Earth

Nesta série de tutoriais você verá, na primeira parte, como tirar o máximo de proveito da versão gratuita do Google Earth. A segunda parte terá como tema o Google Earth Pro.

O Google Earth pode ser obtido gratuitamente em http://ning.it/QVWyVG. Dois formatos de arquivos são os mais utilizados para exibir dados geográficos no Google Earth: o KML e o KMZ. A diferença entre eles é que os arquivos KMZ são compactados, semelhantes aos arquivos ZIP.

Como obter arquivos KML e KMZ?

Para obter conteúdo oficial e confiável para exibir no Google Ea rth, entre no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em http://ning.it/TW1h6E, e escolha malhas_digitais->censo_2010-> setores_censitarios_kmz. A escala é compatível com 1:250.000 sem supressão de pontos, estando em coordenadas geográficas e referenciadas ao Sirgas2000, portanto, compatíveis com o Google Earth que adota o WGS84. Há arquivos para cada estado brasileiro e no caso do estado de São Paulo há um KMZ para a Capital e outros para as regiões do estado (Norte, Central, Sul, Leste e Oeste). Para exemplificar o procedimento, salve em seu computador o arquivo “35-SP_Regiao_Oeste.kmz”, que contém o município de Presidente Prudente.

Como exibir os arquivos?

No Google Earth, há duas opções associadas com “Lugares”, uma delas é “Meus lugares” e a outra é “Lugares temporários”. Clique com o botão direito do mouse em “Meus lugares”, note que será aberto um menu com opções. Clique em Adicionar->Pasta.

Na janela flutuante que se abre, digite o Nome da Pasta: “Arquivos KML e KMZ do IBGE”. Em Descrição digite “Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/download/geociencias.shtm”. Clique em OK. Observe que, agora, abaixo de “Meus lugares” aparece a pasta recém criada, embora no momento não haja conteúdo nessa pasta.

Clique em Arquivo->Abrir. Indique o caminho onde você salvou o arquivo KMZ obtido no site do IBGE. Clique sobre o nome do arquivo que deseja abrir (exemplo: “35-SP_Regiao_Oeste.kmz”). Os dados vetoriais serão exibidos sobre a imagem de satélite no visualizador 3D, sendo que os setores censitários são mostrados como linhas amarelas. No painel à esquerda da tela, arraste o arquivo KMZ de “Lugares temporários” para “Meus lugares” na pasta “Arquivos KML e KMZ do IBGE”. Expanda a pasta contendo os municípios da região oeste do Estado de São Paulo. Observe que o nome de cada município está associado a uma subpasta.

Como salvar nos formatos KML ou KMZ?

Desabilite todas as subpastas de todos os municípios e exiba somente a de Presidente Prudente. Vamos agora demonstrar como gerar um arquivo KML ou KMZ a partir dos dados já disponíveis em “Meus lugares”. Clique com o botão direito do mouse sobre o nome desse município na lista e escolha “Salvar lugar como”. Salve o arquivo como “Presidente_Prudente” e escolha o formato: KML ou KMZ. Outra maneira de compartilhar dados geográficos é clicando em “Enviar por email” (mas automaticamente será enviado um arquivo KMZ).

Por dentro do Google Earth – Parte 1Como recuperar atributos?

Exiba as subpastas de Presidente Prudente e observe que há inúmeros polígonos associados aos setores censitários (urbanos e rurais). O geo-
código do estado de São Paulo é 35 e o do município de Presidente Prudente é 3541406, sendo que esse município é dividido em distritos, um dos quais é denominado Presidente Prudente (sede do município).

Os setores censitários urbanos 354140605000093 e 354140605000094 estão associados com a Unidade Espacial de Planejamento UEP2-S.3 e neles está inserido o campus da Unesp da Presidente Prudente. Para recuperar esses atributos no Google Earth basta clicar no visualizador 3D dentro do polígono do setor censitário, mas, para tanto, é preciso saber a localização do setor. Esta técnica é conhecida como consulta por apontamento, que pode ser feita também clicando no nome ou número do setor censitário no painel da esquerda. Para exemplificar, desabilite todos os polígonos, habilite somente a caixa de seleção correspondente ao setor censitário 354140605000094 e note que o polígono é exibido na tela. Agora, clique na imagem de satélite dentro do polígono do setor censitário e veja uma caixa contendo atributos alfanuméricos.

Por dentro do Google Earth – Parte 1
Por outro lado, quando não se sabe a localização do setor, mas se conhece o geocódigo, é possível usar o recurso “Localizar”, bastando informar o número do setor censitário (por exemplo: 354140605000094).

Por dentro do Google Earth – Parte 1Alterando propriedades dos dados vetoriais

Para alterar a aparência do polígono, clique com o botão direito do mouse no nome do setor censitário urbano 354140605000094 e escolha a opção Propriedades. Clique na aba Estilo/Cor e em Área altere o estilo para Sólido+circunscrito. Se desejar, altere também a cor de preenchimento do polígono e a porcentagem de opacidade. Clique em OK.
Por dentro do Google Earth – Parte 1
Você poderá seguir o mesmo procedimento para qualquer outro município brasileiro que conste na listagem disponibilizada no site do IBGE.

Arlete Aparecida Correia MeneguetteArlete Aparecida Correia Meneguette

Engenheira cartógrafa (Unesp), PhD em fotogrametria (University College London). Docente e pesquisadora do Departamento de Cartografia da Unesp – Campus de Presidente Prudente

arletemeneguette@gmail.com