O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) passou a divulgar, trimestralmente, a partir do último mês de dezembro, um boletim informativo sobre a situação do desmatamento em assentamentos da reforma agrária na Amazônia Legal. O objetivo é tornar a publicação uma ferramenta de monitoramento e transparência das estratégias adotadas pelo Incra para reduzir o desmatamento na região.

Incra publica dados de combate ao desmatamento na Amazônia
Localização espacial dos assentamentos que compõem a meta inicial do Programa Assentamentos Verdes. Fonte: Incra

As informações para a elaboração do boletim são disponibilizadas pelos sistemas operacionais de monitoramento da Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe): o Programa de Cálculo do
Desflorestamento da Amazônia (Prodes) e o Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real na Amazônia (Deter). A publicação também contém informações produzidas pela Coordenação Geral de Meio Ambiente e Recursos Naturais (DTM) do Incra.

Com a publicação, é possível acompanhar as ações de preservação ambiental e combate ao desmatamento empreendidas pelo Incra, além da análise dos dados preliminares do Prodes 2012, que apontam queda do desflorestamento nos assentamentos da reforma agrária instalados na Amazônia Legal.


Aproveite a Promoção de Verão e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto!