GeotecnologiasUma pesquisa divulgada nos últimos dias revela que o mercado de equipamentos para Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) irá valer, até 2022, cerca de 68 bilhões de dólares. O relatório, realizado pela RnRMarketResearch, leva em conta dados históricos, a previsão de valores globais da indústria, fatores que influenciam a demanda, os desafios enfrentados pelos participantes da indústria, análise das empresas líderes na indústria e notícias do setor.

O relatório “The Global UAV Payload Market 2012-2022” oferece uma análise detalhada do mercado global de equipamentos para VANTs ao longo dos próximos dez anos, ao lado de oportunidades de mercado potencial para entrar no setor, utilizando as previsões do tamanho do mercado.

Mudanças no mercado de VANTs

O mercado global de VANTs (UAVs em inglês) deverá alcançar o valor de 43.7 bilhões de dólares nos Estados Unidos já neste ano, aumentando para 69.6 bilhões em 10 anos. A demanda do mercado está prevista para aumentar devido à contratos com vários países e pela crescente demanda da tecnologia em diversas áreas, tais como vigilância, monitoramento de áreas inimigas, comunicação e busca e salvamento.

Outro fator importante que deve impulsionar o mercado durante o período de previsão é a incorporação crescente de VANTs em aplicações civis, como segurança, gestão de desastres e vigilância das fronteiras.

O relatório fornece uma análise detalhada do mercado de VANTs durante o período 2012-2022, incluindo os fatores que influenciam como os países estão investindo ou cortando gastos com a defesa. Ele fornece expectativas detalhadas de taxas de crescimento e as despesas totais projetadas.

Um baixo número de países, incluindo os EUA, Reino Unido e Israel, estão atualmente usando VANTs armados. No entanto, o relatório revela que vários países estão realizando estratégias para equipar suas frotas para combate com VANTs no futuro, o que é esperado para reforçar a demanda por cargas de armamento.

A Europa e América do Norte  serão responsáveis por cerca de 80% do aumento do mercado. Os países destas regiões foram, no entanto, os mais atingidos pela crise financeira global. Isto levou a medidas de austeridade introduzidas por governos nacionais, que por sua vez resultaram em orçamentos de defesa reduzidos e no cancelamento e atraso indefinido de vários projetos de VANTs. Todos estes fatores têm um efeito prejudicial sobre o crescimento da indústria.

A indústria em geral consiste de aproximadamente 36 empresas dominadas por algumas grandes empresas. Os novos operadores e pequenas empresas possuem barreiras comerciais que impedem um maior crescimento no mercado. Por exemplo, a indústria de equipamentos para VANTs nos EUA possui a maior parte de sua receita compartilhado pelas quatro principais empresas.

Principais resultados

Com o crescimento esperado da demanda de mercado e diversidade nas aplicações de VANTs, a tendência é combinar missões multi-modulares, arquitetura aberta, capazes de realizar missões diversas.

Segundo a pesquisa, nos últimos tempos os VANTs têm atraído grande atenção para o uso nos campos militar e civil. Como o melhor substituto para a aeronave tripulada para missões de vigilância e reconhecimento, os VANTs estão agoem um VANT, fundamentais para a realização de várias missões e sua demanda deverá, portanto, aumentar proporcionalmente com a fabricação dos próprios veículos.

VANTs na revista MundoGEO

A edição mais recente da revista MundoGEO traz como destaque os Veículos Aéreos Não Tripulados. Acesse a versão digital da revista MundoGEO 70 e saiba como está atualmente o setor no Brasil, através de informações de especialistas e empresas, que mostram  como são as características, aplicações e como está a regulamentação do setor.


Aproveite a Promoção de Verão e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto!