Desde o lançamento, em novembro, do SomaBrasil, sistema para monitoramento das atividades agropecuárias, a Embrapa Monitoramento por Satélite vem desenvolvendo novos recursos e possibilidades de consulta a informações estratégicas da agricultura brasileira.

Em dezembro de 2012, durante reunião na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), a Unidade fez uma demonstração da aplicação de dados sobre a tomada de crédito agrícola de acordo com o tipo, modalidade e ranking dos municípios produtores.

Estruturado com base em software livre, com acesso na internet, o SomaBrasil foi lançado junto com o Núcleo de Inteligência Territorial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com o objetivo de prover o ministério com informações importantes para a elaboração e direcionamento de políticas públicas, linhas de crédito e tomadas de decisão para o setor.

Para a demonstração realizada em Brasília (DF), foram incluídos dados fornecidos pelo Banco do Brasil sobre a tomada de crédito agrícola e do Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), com possibilidade de consultas variadas e cruzamentos com outras informações.

Sistema SomaBrasil

Há cerca de dois anos o Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil (SomaBrasil) vem sendo desenvolvido pela Embrapa Monitoramento por Satélite com o apoio da SAE, órgão responsável por articular a implantação do Núcleo de Inteligência Territorial no Mapa. O sistema integra bases de dados de recursos naturais e agricultura provenientes de várias fontes num único ambiente.

Sistema geoespacial SomaBrasil_Agropecuária
Sistema integra bases de dados de várias fontes num único ambiente

Disponível na forma de WebGIS, permite ao usuário não especializado interagir com essa base de dados por meio de consultas básicas e avançadas de forma dinâmica, podendo selecionar e cruzar informações e construir mapas de acordo com cada interesse. Segundo o coordenador do SomaBrasil, o pesquisador da Embrapa Mateus Batistella, o objetivo é oferecer uma visão integrada da agricultura, da escala municipal à nacional.

Dados da produção e do Censo Agropecuário do IBGE, informações geradas por programas do Ibama e Inpe, mapeamentos realizados pela Embrapa e outras instituições, além de dados sobre relevo, hidrografia, logística, áreas protegidas e potencial agrícola, são exemplos de informações já disponibilizadas pelo sistema. “São informações úteis para o monitoramento da dinâmica da agropecuária e para o entendimento das mudanças de uso e cobertura das terras no país, fundamentais para a definição de prioridades em pesquisa e políticas públicas”, completa Batistella.


Aproveite a Promoção de Verão e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto!