A Gemalto, empresa de segurança digital, anuncia que a divisão M2M Cinterion está fornecendo conectividade sem fio para a Invisible Tracck™, um dispositivo usado em um programa piloto para impedir o desmatamento ilegal na Floresta Amazônica no Brasil.

Desenvolvido pela Cargo Tracck™, o aparelho usa a tecnologia M2M Cinterion da Gemalto em conjunto com as redes de telefonia celular locais para enviar atualizações de localização dos sensores em árvores para um servidor central, permitindo que os funcionários monitorem remotamente árvores retiradas de áreas protegidas.

A solução Invisible Tracck, suportada pela Gemalto, foi implementada para detectar atividades madeireiras não autorizadas e não detectadas pela vigilância tradicional de satélites e monitoramento por rádio.

O discreto dispositivo combina o minúsculo módulo Cinterion BGS2 da Gemalto com algoritmos de localização e a nova tecnologia Radiation Exchange Data (RED), que amplia a gama de comunicações sem fio em áreas de sinal fraco.

A solução é instalada de forma camuflada nas árvores localizadas em áreas ativas de plantio e envia notificações de alarme e informações exatas sobre a localização para funcionários assim que as árvores ultrapassam um raio de 20 milhas de uma rede de telefonia celular. Isto permite aos agentes do IBAMA, a agência de proteção ambiental brasileira, e a polícia responderem, em tempo real, monitorar os madeireiros até as serrarias e evitar a venda e o lucro de madeira extraída de forma ilegal.

Com o sistema de gestão de energia e a durabilidade robusta da solução M2M Cinterion da Gemalto, o dispositivo pode operar de forma confiável no campo por mais de um ano, sem recarregar as baterias.

“A tecnologia M2M Cinterion da Gemalto foi vital para a criação de uma solução de monitoramento e rastreamento robusta o suficiente para suportar o calor e a umidade da Amazônia”, informa Marcelo Hayashi, gerente geral da Cargo Tracck. “O seu módulo M2M é único porque é pequeno para a implantação discreta no campo e eficiente o suficiente em energia para operar por longos períodos de tempo sem recarregar baterias, o que é crucial ao controlar árvores em áreas remotas”, complementa Hayashi.

“A floresta tropical do Brasil tem, aproximadamente, o tamanho dos Estados Unidos, de forma que é impossível monitorar todos os seus hectares”, acrescenta Ramzi Abdine, gerente geral da Cinterion M2M para a Gemalto América Latina. “A solução da Cargo Tracck reflete a versatilidade e inteligência da tecnologia M2M aplicada aos diferentes desafios de negócio, os quais podem explorar as capacidades de monitoramento e rastreamento e inovar”, finaliza.