A reunião que aconteceu recentemente na sede da Superintendência Regional do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) contou com representantes do Centro de Pesquisa de Nanjimg, vinculado ao Serviço Geológico Chinês (CGS), e o diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, Roberto Ventura. O encontro discutiu um acordo de cooperação na área de geologia e formação profissional entre Brasil e China.

O acordo prevê o intercâmbio de geólogos dos dois países e o desenvolvimento de estudos geológicos e metalogenético nas formações ferríferas que ocorrem no Craton São Francisco, no Brasil, para estabelecer correlações com áreas na Província Jiang Xi, na China.

A visita da delegação chinesa ao Brasil foi definida em novembro do ano passado durante a Conferência de Mineração da China, realizada na cidade de Tianjin. Segundo estabelecido no encontro, ficou previsto a ida de técnicos da CPRM para a China e a vinda de técnicos chineses para o Brasil, para treinamento em mapeamento geológico, geoquímica e visita a minas. Os brasileiros também serão treinados na utilização de datações geocronológicas utilizando o método Shrimp.

A CPRM irá enviar à China um grupo de pesquisadores formado por homens e mulheres que integram equipe especializada em mapeamento geológico da empresa. A previsão é de que o treinamento aconteça em maio deste ano.