A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) está com 25 vagas disponíveis para o curso de Especialização em Geoprocessamento, que permanece com as inscrições abertas até 30 de março de 2013. A especialização tem a carga horária de 390h, e é indicada para profissionais com experiência considerável na área do curso, que buscam atualização de conhecimentos ou aquisição de novas habilidades e competências dentro de sua área de atuação para ascender na carreira profissional.

Proposta

Geoprocessamento é a disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica com aplicações extensivas nas áreas de Cartografia, Recursos Naturais, Transportes, Comunicações, Energia, Saúde, Segurança, Planejamento Urbano e outras.

Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são as ferramentas computacionais para o Geoprocessamento.
Essas ferramentas podem integrar dados de diversas fontes e com isso, criar bancos de dados geo-referenciados, que servirão de suporte às análises e decisões a respeito do ambiente que está sendo estudado.

Câmara & Davis (2008) dizem: “Se onde é importante para seu negócio, então Geoprocessamento é sua ferramenta de trabalho”. Sempre que o onde aparece, dentre as questões e problemas que precisam ser resolvidos por um sistema informatizado, haverá uma oportunidade para considerar a adoção de um SIG.

O Brasil, com sua grande extensão territorial e sua diversidade ambiental, associada com uma grande carência de informações adequadas para o estudo do ambiente, os Sistemas de Informações Geográficas apresentam um grande potencial de uso, principalmente quando for baseado em tecnologias de custo baixo em relação aos benefícios obtidos.

Investimento: 24 x R$ 412,00

Mais informações no site.