Em uma tentativa de reforçar o programa de utilização dos veículos aéreos não tripulados (VANTs) no combate ao tráfico na região de fronteira, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, viajará a La Paz, na Bolívia, no próximo dia 8 de fevereiro, para fechar acordo de uso compartilhado do equipamento. O acordo permitirá que os VANTs da Polícia Federal possam sobrevoar o espaço aéreo da Bolívia em operações de combate ao narcotráfico.

Esta deverá ser a última rodada de uma negociação com o ministro da Justiça da Bolívia, Carlos Romero, que vinha se arrastando há dois anos. Com os veículos, a polícia poderá fazer imagens aéreas e identificar plantações de folha de coca que extrapolam os limites permitidos pelas leis bolivianas. As informações facilitariam futuras operações de erradicação de parte destas plantações.

Para Cardozo, o cerco a áreas de produção é fundamental para o combate ao tráfico da cocaína no Brasil. “Estamos com um bom entendimento com a Bolívia. O ministro Romero gostou da ideia. Então, eu e o diretor da PF, Leandro Daiello, estaremos em La Paz para acertar todos os aspectos para que possamos usar os VANTs na Bolívia”, afirmou o ministro.

Na última reunião, realizada no dia 17 de dezembro de 2012, o ministro comentou que o Brasil tem 16 mil quilômetros de fronteira com vários países da América do Sul, sendo 3.126 quilômetros só com a Bolívia. “Não é uma fiscalização fácil, mas com esta colaboração internacional e com o esforço que o governo brasileiro vem desenvolvendo, eu tenho certeza que nós estamos nos caminho certo”, disse o ministro.

Programa de monitoramento

O Programa VANT foi anunciado durante a campanha eleitoral de 2010, mas até hoje está em fase preliminar. Dos dois aviões adquiridos pela Polícia Federal até o momento, somente um foi entregue no final do ano passado.

Brasil e Bolívia usarão VANTs para monitorar fronteira
VANTs serão utilizados para monitorar fronteira entre Brasil e Bolívia e combater o narcotráfico

Cardozo reconhece dificuldades na implementação do programa, mas sustenta que os problemas foram sanados. Segundo ele, nas próximas semanas a PF deverá inaugurar em Brasília um centro de acompanhamento das operações do VANT. A partir de um computador da chamada “sala de situação”, policiais em Brasília poderão acompanhar as incursões dos VANTs no Brasil ou em outros países da região.

A continuidade do uso dos VANTs depende de um contrato de manutenção que será firmado entre a PF e a empresa que fabrica o avião. Daiello só deve assinar os papéis quando receber o aval do Tribunal de Contas da União (TCU). Cardozo disse que não é certo que o governo comprará 14 Vants, como estava previsto no plano inicial. Segundo ele, com o avanço tecnológico, talvez não seja necessária uma frota tão grande. Ele afirma que, com número menor, a PF poderia atender a demanda interna e até de outros países vizinhos.

Ele disse que, nas próximas semanas, visitará governadores dos estados que têm fronteiras com outros países. A ideia de Cardozo é avaliar a estrutura de controle e fiscalização e, se necessário, reforçar as medidas de combate ao narcotráfico, tráfico de armas e ao contrabando de mercadorias, entre outros crimes.

Geotecnologias para Defesa e Segurança

A inteligência geográfica  vem sendo amplamente utilizada pode garantir maior eficiência e reduzir custos na Gestão de Segurança e Defesa de um país, estado ou cidade. Os dados geospaciais permitem mostrar o histórico de eventos e a montagem de cenários futuros. Desta forma pode-se agir com antecipação na prevenção para combater a criminalidade ligada às fronteiras, áreas rurais e centros urbanos.

Em junho de 2013, o tema será debatido em São Paulo (SP), em um fórum que irá demonstrar como as Forças Armadas estão usando as geotecnologias, mostrando as soluções em imagens de alta resolução para Defesa e Segurança e como a análise geográfica vem sendo utilizada no apoio tático e gerencial. O evento faz parte da grade do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013 – Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais. Saiba mais sobre o Fórum Geointeligência para Defesa e Segurança e veja a grade completa do evento.

Com informações do “O Globo”


Aproveite a Promoção de Verão e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto!