A partir de iniciativa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Departamento de Engenharia Cartográfica, na forma de projeto de pesquisa, com apoio do Instituto Geológico do estado de São Paulo (IG/SP), e financiamento da Faperj e Fapesp, está sendo concluído o mapeamento digital dos municípios de Caraguatatuba, Ubatuba, Paraty, Angra dos Reis e Mangaratiba, a partir de imagens de satélites do sistema orbital tailandês THEOS, com bandas multiespectrais e pancromática.

O projeto que sustenta esses resultados denomina-se “Aplicação de geotecnologias na orientação do uso da Terra com base nos impactos das mudanças climáticas globais: sub-bacias hidrográficas litorâneas do Estado de São Paulo e do Estado do Rio de Janeiro (Processo Faperj/Fapesp ES-26/111.619/2010 – Edital nº 23/2010)”.

Segundo informações de Gilberto Pessanha Ribeiro, professor do Departamento de Engenharia Cartográfica da UERJ, o propósito inicial do projeto, que hoje já se alcançou, é gerar mapas em escala regional e indicativos de padrões de uso da terra e cobertura vegetal, que dê suporte a análises climáticas diante de eventos extremos, focando nas áreas ocupadas nas planícies costeiras Quaternárias.

O professor Gilberto Pessanha Ribeiro e a pesquisadora Celia Regina de Gouveia Souza do IG/SP lideram as pesquisas que também possuem atividades de campo em andamento, formatadas em missões de intercâmbio de alunos/pesquisadores fluminenses e paulistas, com investidas de reconhecimento in loco da situação da explosão imobiliária e populacional em zonas costeiras altamente valorizadas.

Projeto Mudanças Climáticas UERJ - Uso da terra e cobertura vegetal de Angra dos Reis
Mapa de uso da terra e cobertura vegetal de Angra dos Reis

Em janeiro de 2013 houve, durante uma semana, visitas de campo com comprovações do que os mapas gerados na escala 1/10.000 com imagens PAN indicam de áreas urbanas e vegetação. As atividades de aquisição e processamento das imagens THEOS possuem apoio da empresa Globalgeo Geotecnologias.

Um desdobramento em artigos científicos do projeto será apresentado no XVI Simpósio de Sensoriamento Remoto, a ser realizado em Foz do Iguaçu (PR) de 13 a 18 de abril/2013, denominado “Processamento e uso de imagens THEOS em mapeamento de áreas urbanas contidas em planícies Quaternárias no litoral de Caraguatatuba e Ubatuba-SP, Paraty, Angra dos Reis e Mangaratiba-RJ”.

Resultados deste projeto inédito, que estende sua execução até dezembro de 2013, já estão disponíveis em www.georeferencial.com.br.  O projeto conta com a colaboração importante do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Com informações de Gilberto Pessanha Ribeiro


Aproveite a Promoção de Verão e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto!