landsatO mais novo satélite da se observação da Terra da Nasa, o Landsat 8, foi lançado com sucesso no dia 11 de fevereiro, a partir do estado da Califórnia, em um foguete lançador Atlas V.

Este lançamento marca a continuidade do programa Landsat, que desde 1972 gera dados sobre a superfície da Terra. O novo satélite é chamado de LDCM, sendo o oitavo aparelho da série Landsat. Segundo a Nasa, o lançamento ocorreu com sucesso, e o satélite irá alcançar sua órbita operacional em dois meses, ficando a 705 quilômetros acima da Terra.

“O Landsat é uma peça central do programa de Ciências da Terra da Nasa, e este lançamento bem-sucedido vai prolongar por mais tempo o registro de dados contínuo da superfície da Terra”, afirmou o administrador Charles Bolden, da Nasa. “Estes dados são uma ferramenta fundamental para monitorar a mudança climática, levando à melhoria da gestão da biodiversidade humana e também da saúde, energia e água, planejamento urbano, recuperação de desastres e de monitorimento da agricultura”.

O novo satélite LDCM vai passar por uma fase de testes para os próximos três meses. Depois disso, o controle operacional será transferido para a USGS, e o satélite será renomeado para Landsat 8. Os dados serão arquivados e distribuídos gratuitamente na internet, em um processo previsto para começar dentro de 100 dias depois do lançamento.

O Landsat 8 é mais avançado que seus antecessores. Possui dois instrumentos imageadores , sendo um deles um sensor infravermelho termal, chamado de TIRS. Os instrumentos usam tecnologia mais avançada para melhorar a confiabilidade, sensibilidade e qualidade dos dados.

“LDCM é o satélite Landsat melhor já construído. Prevejo novos conhecimentos e aplicações com uma demanda crescente para os dados”, disse Jim Irons, cientista do projeto LDCM da Nasa.

Um dos sensores a bordo do satélite irá gerar dados em duas novas bandas, uma para observar nuvens de alta altitude  e outra para observar a atmosfera e a qualidade da água em lagos e águas costeiras rasas. Já o sensor infravermelho irá gerar dados em duas bandas termais, em comparação com uma única banda termal em satélites Landsat anteriores, e será muito utilizado para monitorar o consumo de água, especialmente em regiões áridas dos Estados Unidos.


Aproveite a Promoção de Verão e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto!