GeoprocessamentoCom planos de expansão de seus campi, o Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) tinha o desafio de tomar decisões complexas a partir de uma análise detalhada do perfil socioeconômico e da distribuição dos estudantes na região metropolitana de Belo Horizonte. Dentro deste contexto, surgiu a decisão de iniciar um projeto de geomarketing por meio de uma parceria com a Imagem, empresa atuante no mercado de sistemas de informações geográficas (GIS).

Para atender o escopo do projeto, a Imagem implantou o sistema ArcGIS da Esri, selecionada pelo curso de geografia do UniBH como a mais adequada para fazer esse tipo  de análise a partir de um mapeamento completo e personalizado. “A geotecnologia nos auxiliou na definição do local para construção de um novo campus, com inauguração prevista para 2013, afirma Julio Giovanni, coordenador do Curso de Geografia da UniBH.

Em relação aos três campi que já estão em operação na cidade de Belo Horizonte, o projeto também permite à universidade coletar informações referentes à localização de alunos matriculados, tempo de deslocamento dos estudantes de suas casas ao campus e até localização de outras instituições de ensino, além de identificar mais facilmente regiões com maior potencial de resultados em campanhas de marketing que captem mais alunos para a instituição.

“Pudemos observar os resultados no segundo semestre de 2012, pois o mapeamento indicou os melhores pontos da cidade para distribuição das propagandas do vestibular, o que gerou aumento significativo de inscritos para realização da prova e comprovou o quanto uma ação regionalizada pode ser eficiente”, complementa Júlio Giovanni.


Aproveite a Promoção de Verão e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto!