IDEJá está disponível o informativo de fevereiro de 2013 sobre Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) na América Latina e Caribe, em português, espanhol e inglês. Para baixar a versão em português, clique aqui.

Auxiliando o acesso gratuito à informação sobre IDE aos usuários, a Associação para a Infraestrutura Global de Dados Espaciais (GSDI) tem disponibilizado boletins sobre IDE na África, América Latina e Caribe (IDE-LAC), e Ásia e Pacífico (IDE-AP).

O boletim IDE-LAC se concentra em aspectos das IDEs e dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), sensoriamento remoto e administração de dados na América Latina e Caribe relacionados com IDE. Busca criar consciência, prover informação útil para o fortalecimento de iniciativas nacionais de IDE e apoiar a sincronização de esforços regionais.

O Instituto Panamericano de Geografia e História (IPGH), entidade membro da GSDI, e o Comitê Permanente para a Infraestrutura de Dados Espaciais das Américas (CP-IDEA) promovem o desenvolvimento de IDE na região. O boletim é preparado pelo IPGH para a GSDI.

SDI-LAC em português

A versão em português do boletim IDE-LAC teve sua primeira publicação entre novembro de 2007 e fevereiro de 2009, e desde agosto de 2011 está sendo novamente publicada, graças a um grupo de voluntários localizados em vários estados do Brasil, nos Estados Unidos e Canadá.

Nesta edição do IDE-LAC, o segmento IDE Globais e Regionais compreende mensagens do Presidente e Presidente eleito da GSDI, e dos membros do Comitê da Associação e Divulgação; também inclui notas sobre o Novo Centro Experimental de Processamento SIRGAS na América Central; a ligação de CAF as Nações Unidas (ONU); o canto de ILAF OGC; o lançamento do Landsat 8, o Observatório Cidadão WEB (CORWEB) dos EUA; o IDE de Kerala; e eventos relevantes acontecendo no mundo. A seção IGS inclui comentários sobre a primeira versão do documento “120 teses” (Mestrado e Doutorado).

A divisão IDE Nacional informa sobre a publicação do Boletim nº. 8 da IDERA; o TUCUMANSIG 2013; a IDE de Rios do Chile; a aliança de IDECA da Colômbia com GeoSUR; o 8º Informe de Progressos da IDESC; nós e Portais da IDE Peruana; e as fronteiras geográficas da República Dominicana. Artigos e Publicações incluem comentários uruguaios sobre o projecto “Plano Ceibal”; o catálogo ISC-GEM; e a utilização de Sistemas de Informação Geográfica livre na Costa Rica. A seção de Oportunidades de Capacitação e Financiamento inclui chamadas internacionais, incluindo cursos cadastro da OEA; e do programa de bolsa de estudos da Organização das Nações Unidas/Japão. Finalmente, na última partição relacionam-se os Eventos nas Américas.