• A China lançou serviços públicos e comerciais do sistema de navegação por satélites Beidou em toda a região Ásia-Pacífico

• A Nasa lançou seu mais novo satélite de observação. O Landsat 8 marca a continuidade do programa que, desde 1972, gera dados sobre a superfície da Terra

• A Optech anunciou o lançamento do Pegasus HA500 ALTM, um sensor para mapeamento aéreo de grandes áreas

• A Foif anunciou no início de 2013 o lançamento de novos produtos, entre eles o receptor GNSS A30 e novas estações totais

• A Spirent anunciou um receptor de sinais da nova geração de satélites do Beidou, sistema de navegação da China

• A Manfra anunciou que o software Posição conta com novo módulo de georreferenciamento, totalmente integrado ao AutoCAD

• A Trimble lançou o RangePoint RTX , um novo serviço de correção para o mercado de agricultura

• A Logica CGI lançou uma nova plataforma de telemetria veicular, ideal para a gestão de frotas


Geospatial
SDI 2013
Geospatial

A Intergraph anunciou o lançamento do Geospatial SDI 2013, uma ferramenta de infraestrutura de dados espaciais interoperável e escalável, que pode ser usada para catalogar e fornecer dados geoespaciais na web. A ferramenta é indicada para provedores de dados que precisam gerenciar e fornecer informações seguras usando serviços baseados em padrões web. O SDI 2013 fornece os principais serviços necessários na implementação de infraestruturas de dados espaciais.

Para mais informações acesse: www.geospatial.intergraph.com/2013

 


Mobile Cadastral GIS 3.1

A Supergeo Technologies lançou oficialmente o novo aplicativo móvel Cadastral GIS 3.1, para rodar em aparelhos com sistema operacional Android. O novo aplicativo ajuda os usuários a obter e reconhecer informações de perímetro e área de um local de forma simultânea. Os resultados da consulta de dados cadastrais podem ser salvos e exportados como arquivo de texto para posterior utilização no campo.

Para mais informações acesse: www.supergeotek.com


EnsoMosaic v7.4

A MosaicMill anunciou a versão 7.4 do EnsoMosaic, software fotogramétrico para ser usado em câmeras digitais de pequeno e médio portes. A nova versão conta com melhorias na acurácia para triangulação aérea, e opções para transformação de coordenadas e calibração, melhorando a precisão em câmeras instáveis, como as acopladas em veículos aéreos não tripulados. Também permite a criação de modelos de elevação e ortomosaicos próximos à realidade.

Para mais informações acesse: www.mosaicmill.com


LPS 2013

A Intergraph anunciou o lançamento do LPS 2013, como parte integrante do portfólio geoespacial da empresa. O software para fotogrametria é conhecido por ter um ambiente de trabalho amigável, capaz de proporcionar bons resultados mesmo para iniciantes na fotogrametria. A nova versão conta com ferramentas avançadas para realizar triangulação, geração de modelo digital de terreno, produção de ortofotos, mosaico e extração de características 3D.


Topocad 14.2

A Adtollo, desenvolvedora do Topocad, lançou a nova versão da plataforma CAD, feita especialmente para levantamento topográfico, cálculo, design e mapeamento. A versão possui várias novas funções para a criação de objetos, manuseio de nuvens de pontos, cálculos e ainda novos comandos.

Para mais informações acesse: www.adtollo.se/en


ArcGIS Explorer Desktop

O ArcGIS Explorer Desktop, um visualizador GIS gratuito que permite a exploração e visualização de informações GIS, ganhou uma nova versão. Agora, a ferramenta da Esri permite que os usuários façam upload de conteúdo GIS diretamente para contas do ArcGIS Online, onde qualquer pessoa com acesso à internet pode visualizá-lo. A nova versão conta ainda com opções para a criação de apresentações interativas, suporte para passeios KML, e a possibilidade de executar o programa através de um drive USB externo, conectado em qualquer computador que atenda aos requisitos do sistema.

Para mais informações acesse: www.esri.com/software/arcgis/explorer


Map2MapMap2Map

Informações sobre a população brasileira e seus perfis e preferências são divulgadas por institutos de pesquisa diariamente. Com o objetivo de juntar todos estes dados e transformá-los em uma fonte confiável de informações para as tomadas de decisões das empresas, a empresa W5 Solutions desenvolveu o Map2Map, uma plataforma de plotagem de mapas que mostra as informações públicas e privadas e as disponibiliza em forma de mapas na web. Com a ferramenta, é possível exportar as visualizações para diferentes formatos, como imagem, PDF, entre outros.

Para mais informações acesse: www.map2map.com.br

 



AsterDTM

A SulSoft anunciou o lançamento da mais nova versão do AsterDTM, software para geração de modelos digitais de elevação (DEM, em inglês). O AsterDTM é um software especializado na geração de modelos digitais de elevação a partir de imagens Aster, que agora passa a contar também com painel de visualização 2D e 3D, hillshade, SRTM Browser, etc.. A ferramenta é disponibilizada junto ao software Envi 5 na forma de plugin, ou como uma aplicação independente, que roda nos sistemas operacionais Windows 32 e 64 bits.

Para mais informações acesse: www.sulsoft.com.br/asterdtm


GeoMedia WebMap 2013

A Intergraph anunciou o lançamento do GeoMedia WebMap 2013, ferramenta que permite o compartilhamento seguro e análises em tempo real nas empresas. Com capacidade de realizar análises geoespaciais e visualizações na web, o software teve melhorias no desempenho e integração com padrões OGC. A ferramenta também pode ser integrada com o Erdas Apollo, para a entrega de produtos de imageamento.

Para mais informações acesse: www.geospatial.intergraph.com/2013


Banco de Dados e Informações AmbientaisLandsat

Complementando o acervo do Banco de Dados e Informações Ambientais (BDIA) sobre os recursos naturais da Amazônia Legal (AM Legal), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tornou públicas as informações gráficas e alfanuméricas atualizadas de geologia e solos dessa região, cuja área (5.016.136,3 quilômetros quadrados) ocupa cerca de 59% do território brasileiro.

As informações, apresentadas com um nível de detalhe compatível com a escala 1:250.000, foram obtidas a partir de imagens de sensores orbitais – em especial do Landsat –, de trabalhos de campo e de estudos realizados por uma equipe multidisciplinar com vasta experiência no mapeamento e sistematização de informações ambientais sobre o país. O BDIA da AM Legal até agora continha os dados de vegetação e relevo da região, disponibilizados, respectivamente, em 2008 e 2009.

Para mais informações acesse: www.ibge.gov.br


Envi 5

A SulSoft anunciou uma atualização do Envi 5, a nova versão do software para visualização, exploração, análise e apresentação de dados na área de sensoriamento remoto e GIS. Agora, o software está disponível também em português. O Envi 5 apresenta novos recursos, tais como interface atualizada, ferramentas organizadas e uma API nova para a personalização e customização de funcionalidades. A tradução do software foi feita nos mais de 5 mil itens de menu, diálogos e mensagens, tornando o Envi inteiramente em português.

Para mais informações acesse: www.envi.com.br