Veja como tirar proveito das funcionalidades da versão Pro

Neste tutorial vamos utilizar uma licença gratuita válida por sete dias do Google Earth Pro, disponível em http://ning.it/W07Ozw. Instale o aplicativo em seu computador, execute e forneça seu nome de usuário e a chave de licença enviada para o email que você forneceu no cadastramento. Clique em Efetuar Login. Note que agora as funções do Google Earth Pro estão disponibilizadas e o globo virtual é exibido na tela principal (visualizador 3D). Dicas são mostradas em uma janela flutuante e uma dica muito interessante é aquela que sugere como importar dados do Sistema de Informação Geográfica (SIG). Um dos diferenciais do Google Earth Pro, quando comparado com o Google Earth Free, é a possibilidade de realizar mensurações utilizando as ferramentas avançadas, que permitem medir linhas, caminhos, polígonos e círculos. Outro aspecto que diferencia a versão Pro da versão Free do Google Earth é a possibilidade de importar diversos formatos de arquivos, dentre os quais SHP.

Como obter arquivos SHP?

Para obter conteúdo oficial e confiável para exibir no Google Earth Pro, entre no site do IBGE em http://ning.it/TW1h6E e escolha malhas_digitais->municipio_2010. A escala é compatível com 1:250.000 sem supressão de pontos, estando em coordenadas geográficas e referenciadas ao Sirgas2000, portanto, compatíveis com o Google Earth que adota WGS84. Neste tutorial vamos utilizar os dados disponibilizados para o Estado de São Paulo, portanto baixe para seu computador o arquivo “SP.zip”. Descompacte o arquivo “SP.zip”. Observe que na pasta “SP” você terá acesso a arquivos das extensões SHP, SHX, PRJ e DBF. O Google Earth Pro importa arquivos SHP desde que haja arquivos PRJ correspondentes, os quais informam qual sistema de projeção e datum foram adotados. Considerando que o Estado de São Paulo tem geocódigo 35, todos os nomes dos arquivos iniciam com esses numerais, em seguida vêm duas letras, indicando tratar-se de: Unidades da Federação (UF), Municípios (MU), Mesorregiões (ME), Microrregiões (MI), Distritos (DS), Subdistritos (SD) e Setores Censitários (SE).

Como importar arquivos SHP?

No Google Earth Pro há duas opções associadas com “Lugares”, uma delas é “Meus lugares” e a outra é “Lugares temporários”. Clique com o botão direito do mouse em “Meus lugares”, note que será aberto um menu com opções. Clique em Adicionar->Pasta.

Na janela flutuante que se abre digite o Nome da Pasta: “Arquivos SHP do IBGE”. Em Descrição digite “Fonte: IBGE”. Clique em OK. Observe que agora, abaixo de “Meus lugares”, aparece a pasta recém criada, embora no momento não haja conteúdo nessa pasta. Clique em Arquivo->Importar. Indique o caminho onde você salvou seus arquivos baixados do site do IBGE. No canto inferior direito da janela flutuante exiba a lista suspensa de todos os tipos de arquivos que podem ser importados para o Google Earth Pro, escolha ESRI Shape (SHP). Observe que agora todos os arquivos SHP são listados, clique sobre o arquivo “35MEE250GC_SIR.shp”, que representa as Mesorregiões do Estado de São Paulo. Este arquivo foi escolhido como demonstração, tendo em vista que o Google Earth Pro na versão de avaliação restringe o número de elementos que podem ser importados, algo que não ocorre na versão completa (seja ela paga ou educacional). Uma mensagem será exibida, questionando se você deseja aplicar algum modelo aos recursos absorvidos. Clique em Não. Arraste e salve seus resultados em “Meus lugares” na pasta “Arquivos SHP do IBGE” e exiba as subpastas descendentes. Analise o resultado mostrado no navegador 3D e observe que as cores podem ser diferentes das mostradas neste tutorial, pois estão configuradas para serem aleatórias.

Como alterar as propriedades dos dados vetoriais?

Clique com o botão direito do mouse sobre o nome da pasta 35MEE250GC_SIR.shp no painel à esquerda e escolha Renomear. Digite o nome como “Mesorregiões do Estado SP”. Clique no mapa onde está localizada a Mesorregião de Presidente Prudente. Um balão será exibido contendo o número de identificação (12), o nome da mesorregião e o geocódigo do Estado. Clique com o botão direito do mouse sobre [sem nome] correspondente à Mesorregião de Presidente Prudente e escolha Propriedades. Note que o polígono fica destacado no mapa. Na janela flutuante digite o nome do polígono como “Presidente Prudente”, depois clique em OK. Repita o procedimento e renomeie todas as Mesorregiões do Estado de São Paulo. Clique com o botão direito do mouse sobre o nome da subpasta 35MEE250GC_SIR e escolha “Classificar de A a Z”, para que os nomes as mesorregiões sejam mostrados em ordem alfabética.Figura 1

Clique de novo com o botão direito do mouse sobre a subpasta 35MEE250GC_SIR e escolha Propriedades. Na janela flutuante, clique na aba Estilo/Cor. Será mostrada a mensagem “As pastas descendentes não possuem o mesmo Estilo”. Clique no botão abaixo se quiser que elas assumam o mesmo Estilo. Clique em Compartilhar Estilo. Note que a caixa Aleatória realmente está habilitada, conforme comentado anteriormente. Se desejar, desabilite a opção Aleatória e observe que todas as regiões são mostradas em uma única cor (no caso, o branco, que é a cor selecionada na paleta para Área). Altere a área de Sólido+Circunscrito para Circunscrito e analise o resultado; depois altere de volta para Sólido+Circunscrito mas altere a porcentagem de opacidade. Altere a cor das linhas para outra que desejar, aumente a largura das linhas e avalie o resultado obtido. Clique em OK quando estiver satisfeito com a aparência do mapa temático.Figura 2

Você poderá seguir o mesmo procedimento para qualquer outro estado brasileiro que conste na listagem disponibilizada no site do IBGE.

Arlete Aparecida Correia MeneguetteArlete Aparecida Correia Meneguette

Engenheira cartógrafa (Unesp), PhD em fotogrametria (University College London). Docente e pesquisadora do Departamento de Cartografia da Unesp – Campus de Presidente Prudente

arletemeneguette@gmail.com