Criação e compartilhamento de conteúdo geográfico com o ArcGIS Online

Vamos conhecer os benefícios da utilização do GIS na Cloud usando ArcGIS Online através deste tutorial que será dividido em três partes: Criação e compartilhamento de conteúdo geográfico; Espacialização de dados e geração de Dashboard geográfico; Configuração de aplicações web (JavaScript, Flex, Silverlight) e móveis (Tablets e Smartphone).

O ArcGIS Online é gratuito?

O acesso ao ArcGIS Online é feito através do endereço www.arcgis.com. A principal dúvida, no entanto, é quanto à gratuidade do acesso ao ArcGIS Online. Ao acessar a página principal do ArcGIS Online, o usuário é convidado a fazer um teste da subscrição (assinatura anual) do ArcGIS Online.

O teste pode ser feito por até 30 dias e lhe dá direito a usar todas as funcionalidades do ArcGIS Online que serão apresentadas neste tutorial. Para fazer o teste, clique em 30 DIAS GRÁTIS PARA TESTES. Após o período de teste, caso você opte por não adquirir a sua assinatura anual, você pode migrar sua subscrição para uma conta pessoal do ArcGIS Online. A assinatura tem como principal foco o mundo corporativo, ou seja, empresas devem usar esta licença para ter seu GIS na cloud.

E quanto à versão gratuita? Caso você queira fazer uso do ArcGIS Online como pessoa física, você deve acessar www.arcgis.com e clicar em PÁGINA INICIAL, localizado na área Mapas para Uso Pessoal, no rodapé da página principal do ArcGIS Online. Para mais informações sobre o Arc-
GIS Online, acesse http://ning.it/XagCEd. Você encontrará a Ajuda do ArcGIS Online totalmente em português.

Criando mapas com os visualizadores ArcGIS.com e ArcGIS Explorer Online

Ao entrar com suas credenciais na tela de login, você terá acesso às funcionalidades do ArcGIS Online. No item pesquisar (localizado no canto direito, parte superior) faça uma busca pelas palavras chave: “ibge influencia”. Você encontrará um mapa chamado: Região de Influência das Cidades. Este mapa apresenta um estudo realizado pelo IBGE sobre a rede urbana brasileira, que serve de subsídio ao planejamento estatal e às decisões quanto à localização das atividades econômicas de produção, consumo privado e coletivo. Abra o primeiro mapa da lista de resultados com o ArcGIS.com. Clique em Marcadores para visualizar as regiões brasileiras. Pesquise outras camadas contidas neste mapa, tais como: Densidade Urbana, Densidade Rural, Evolução da Densidade entre 2000-2010, etc. Para cada região do Brasil, você vai perceber as relações sociais e os padrões espaciais que delas emergem.

Salve uma cópia deste mapa, fornecendo nome, palavras chave (tags) e uma breve descrição sobre seu conteúdo (resumo). Toda vez que o IBGE modificar este mapa, você receberá as modificações neste mapa que você acabou de salvar.

Figura 1

Vamos enriquecer esta análise? Clique no menu Meu Conteúdo para acessar o mapa que você criou. Abra-o no ArcGIS Explorer Online, clicando na seta ao lado da palavra Abrir (Mais Opções) e selecionando Abrir com ArcGIS Explorer (você precisará instalar o Silverlight, caso não esteja instalado). Clique em adicionar conteúdo, digite “censo” e inclua em seu mapa o serviço de dados municípios do IBGE que possui a quantidade de analfabetos por faixa etária. O nome deste serviço é “Escolaridade”. Após alguns segundos, você verá o mapa adicionado.

Figura 2

Na barra de ferramentas à esquerda, clique em camadas. Você verá todas as camadas referentes aos dados espaciais contidos em seu mapa como camadas. Clique em camada “Analfabetismo por faixa etária” e logo depois em detalhes. Para melhorar a visualização, mude a transparência da camada (sugiro 50%) no item Opacidade. Agora, vamos filtrar os dados deste mapa pelo campo região. Clique no botão adicionar, no item Filtro, escolha o campo REGIAO, operador Igual e digite o texto Sudeste. Agora você verá somente os municípios da Região Sudeste. Hora de adicionar alguns gráficos! Ainda na janela Detalhe da Camada, clique em Configurar no item Pop-ups. Faremos algumas alterações que permitirão entender nossos dados através de gráficos. Apague o conteúdo do item título, clique no botão azul (+) e selecione o campo NOME contido na lista. Clique em Desmarcar Tudo, habilite somente o campo REGIAO. Clique no item Mídia da janela Configurar Pop-ups. Criaremos gráficos agora! Clique em Adicionar e escolha o Gráfico em Colunas. Você verá os campos que têm valores numéricos que permitirão a geração de gráficos. Cada campo possui um destes prefixos. Digite o Título: Análise de Analfabetismo por Faixa Etária – 15 a 29 anos. No item Campos do Gráfico, selecione os campos: AN15A29, PO15A29 e PER15A29. Um detalhe, AN = Quantidade de Analfabetos, PO = População Total por faixa etária e PER = Percentual de Analfabetos. Faça um gráfico para cada faixa etária. Agora, ao clicar em qualquer município, você verá os gráficos criados e poderá analisar os resultados!

Figura 3

Atividade Extra

Além de criar um gráfico por município, você pode fazer comparações entre municípios em um Painel de Controle com o ArcGIS Explorer Online. Para fazer isso, clique no botão Painel que fica na barra de ferramentas central do ArcGIS Explorer Online, Adicionar Dispositivo, escolha o Dispositivo Indicador. Na janela Configurar Indicador, digite “Alerta de Analfabetismo” no item Título, “Faixa etária: 15 a 29” no segundo item Título (subtítulo), mude o estilo dos indicadores para polegar verde e vermelho, selecione o campo NOME no item Campo de Nome, selecione o campo PER15A29 no item Campo Valor, selecione “Menor ou Igual a” no item Comparação, digite 2 no item Valor Alvo e, por fim, marque a opção “Exibir dispositivo de comparação”. Pronto! Agora clique em um município e passe o cursor sobre outro município que você deseja comparar o percentual de analfabetismo na faixa etária de 15 a 29 anos. Faça o mesmo processo para outros campos e outras análises que desejar. Veja o meu como ficou:

Que tal geocolaborar com a comunidade compartilhando seu mapa? Após salvar seu mapa, volte à página principal do ArcGIS Online, clique no item pesquisar, selecione Pesquisar por Grupos, digite mundogeo. Você verá o grupo Tutorial de ArcGIS Online – MundoGeo. Entre neste grupo e clique no botão Participar deste grupo. Sua solicitação será enviada para o moderador do grupo. Após o aceite, você fará parte do grupo e poderá compartilhar os mapas que você fizer em seu ArcGIS Online. Neste grupo você verá as geocolaborações de pessoa que usou este tutorial.

No próximo tutorial, falaremos sobre Espacialização de dados e geração de Dashboard Geográfico. Até lá!

Deilson SilvaDeilson Silva

Evangelista Técnico do Sistema ArcGIS, 13 anos de experiência em Sistemas de Informações Geográficas

dtsilva@img.com.br