A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu dois novos veículos aviões não tripulados (VANTs) para monitorar as fronteiras e prevenir incidentes durante os grandes eventos que ocorrerão no país nos próximos anos.

Os VANTs são do modelo RQ-450 (Hermes 450) da empresa israelense Elbit, e são os primeiros comprados pela Aeronáutica para o Brasil. As unidades chegaram ao Esquadrão Hórus, localizado em Santa Maria (RS) e responsável por operar as aeronaves, no início de fevereiro, e ainda estão nas caixas. A previsão é de que a montagem ocorra nos próximos 15 dias e que os aviões entrem em operação no início de março.

Desde 2010, a FAB já contava com duas unidades do Hermes 450 que foram cedidas em comodato para testes. As duas novas aeronaves que chegaram são as primeiras a serem compradas pelos militares que ficarão, até 2014, com as quatro unidades, segundo o coronel Donald Gramkow, comandante do Esquadrão Hórus.

O contrato de aquisição assinado pelo Brasil e a empresa Aeroeletrônica (AEL), subsidiária da israelense Elbit no Brasil, foi de 48,174 milhões de reais. O investimento incluiu os dois aviões, uma estação de solo, sensores e a logística para o translado e os testes iniciais.

Hermes 450

Os vants da FAB tem raio de alcance de até 200 quilômetros e voam a uma altitude que varia de 3.048 metros a 4.900 metros. O Hermes pode ter peso máximo de decolagem de 450 quilos e chega a voar por até 16 horas seguidas. A velocidade média do modelo é de 120 km/h.

Hermes 450 será usado para monitorar as fronteiras e vigiar a Amazônia. (Imagem: Agência Força Aérea)

Diferentemente das duas primeiras unidades, que vieram apenas acompanhadas de câmeras de vídeo e sensores de infravermelho, os vants que a FAB comprou também vieram com um componente imageador radar”, que serve para mapear o terreno através das nuvens mesmo quando não há sol ou o clima não permita realizar imagens por vídeo.

O conjunto dos vants compreende, além das aeronaves e os sensores, uma estação de controle, onde um piloto, oficial da Aeronáutica, e um sargento, responsável pela visualização dos alvos e controle das imagens e dos sensores, coordenam a operação.

Com informações do G1


Aproveite a Promoção de Verão e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto!