Planejamento AmbientalA Agence Nationale de la Recherche (ANR), da França, lançou chamada de propostas para selecionar e apoiar novos projetos de pesquisa conduzidos em parceria por pesquisadores da França e de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo.

O Programa SOC&ENV visa ao intercâmbio de pesquisa entre cientistas de França e de outros países. Também podem ser encaminhadas propostas colaborativas tripartites envolvendo a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), conforme acordo de cooperação mantido entre ANR, Fapesp e Facepe.

A chamada envolve o apoio a projetos de pesquisa em quatro temas:

1. Variabilidade e previsibilidade climática regional de meses a décadas com foco nas Geociências, incluindo Física e Biogeoquímica;
2. Alterações no solo e na água em escala regional considerando as Geociências e as Ciências da Vida;
3. Superação de lacunas de conhecimento no campo das Humanidades e Ciências Sociais;
4. Pesquisas integradas para soluções mais eficazes, visando abordagens interdisciplinares e engajamento dos usuários.

As propostas serão recebidas até o dia 19 de março de 2013 e devem ser submetidas à ANR pelo parceiro francês do projeto de pesquisa. Simultaneamente, os interessados deverão encaminhar por e-mail à ANR um formulário de submissão da Fapesp específico para a chamada.

Para pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo, os projetos selecionados deverão seguir as normas das modalidades da Fapesp de Auxílio à Pesquisa – Regular ou Projeto Temático.

Após finalizado o período de submissão à ANR, os pesquisadores de São Paulo poderão ser contatados pela Fapesp para providenciarem, em prazo a ser estipulado, documentação complementar imprescindível conforme as normas usuais da Fundação para a modalidade escolhida.

Os projetos de pesquisa selecionados e que serão financiados poderão ter duração de dois a quatro anos, independentemente da modalidade escolhida. Mais informações sobre a chamada estão disponíveis na página da Fapesp.

Fonte: Agência FAPESP


Aproveite a Promoção de Verão e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto!