Arlete Meneguette, professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Unesp, Câmpus de Presidente Prudente, ministra, dia 1º de março, em Buenos Aires, Argentina, o minicurso “How to use Google Map Maker & Mapping Tools”. Desde 2010, ela é mapeadora voluntária e revisora especialista regional do Google Map Maker.

Google Map Maker_Revista MundoGEO_palestra ArleteNa atividade, que pertence ao evento Google Student Ambassador Summmit, que ocorre dias 1 e 2 de março, os alunos acessarão imagens digitais disponibilizadas na plataforma Google Map Maker e elaborarão mapas de suas universidades.

Perfil

Arlete Correia Meneguette possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual Paulista (1982), PhD em Fotogrametria pela University College London (1987), Licenciatura Plena pela Universidade do Oeste Paulista (1989), Especialização em Avaliação a Distância pela Universidade de Brasília (1999) e Livre Docência em Cartografia pela Universidade Estadual Paulista (2001). É docente e pesquisadora do Departamento de Cartografia da Unesp , Câmpus de Presidente Prudente, desde 1987.

Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Cartografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Cartografia Multimídia, Visualização Cartográfica, Sistemas de Informações Geográficas (SIG), Educação a Distância (EAD) e Empreendedorismo. Membro do Grupo de Pesquisa Geotecnologias e Cartografia aplicadas à Geografia (GEOCART), certificado pelo CNPq. Mapeadora Voluntária do Google Map Maker, Nokia Map Wiki, OpenStreetMap e Wikimapa. Revisora Especialista Regional (RER) do Google Map Maker.

Passo Passo sobre o Google Map Maker

A professora Arlete Meneguette, desde o começo de 2011, vem promovendo em parceria com a revista MundoGEO artigos especiais, que visam fornecer instruções sobre a ferramenta Google Map Maker. A iniciativa, uma contribuição voluntária ao processo de mapeamento colaborativo e cooperativo, é baseada no conhecimento que o mapeador tem de sua cidade e/ou do lugar pelo qual tem a sensação de pertencimento.

A série de matérias, realizada no formato “Passo a Passo, iniciou na revista InfoGEO 63, de março de 2011. Desde então, a professora vem escrevendo para a revista InfoGEO e posteriormente para a revista MundoGEO, descrevendo diferentes processos que podem ser adotados para realizar o mapeamento com a ferramenta do Google.

Veja a seguir os links com as revistas e matérias sobre o o Google Map Maker.

• InfoGEO 63: Como mapear uma cidade
• InfoGEO 64: Como Criar um Bairro
• InfoGEO 65: Como Criar uma Rotatória e uma Rodovia
• MundoGEO 66: Como Criar uma Rua
MundoGEO 67: Como Criar uma Construção
MundoGEO 68: Como Criar POIs, Rios e Parques


Aproveite a Promoção de Verão e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto!