Novo aplicativo fornece o itinerário do transporte público de CampinasNo ano de 2010 a EMDEC, empresa que administra o trânsito e transporte no município de Campinas (SP), colocou à disposição de sua população o Sistema de Informação ao Usuário: uma ferramenta para pesquisa de itinerários e horários de ônibus que pode ser acessada através da internet.

Apesar de agregar recursos inovadores, como a roteirização de viagens a partir de pontos de origem e destino informados,  endereços, cruzamentos ou pontos de referência e  também a visualização do trajeto resultante na forma de mapas interativos via Google Maps, o sistema ainda não permite que o usuário informe os pontos de origem e destino através de um mapa interativo web.

Porém, uma dificuldade encontrada na ferramenta foi definir um roteiro de viagem e como os pontos de origem e destino devem ser informados como endereços, pois muitas vezes não se sabe o nome exato de logradouros e/ou a numeração precisa dos referidos locais, fato que acaba dificultando um pouco o processo.

Para auxliar no processo o site WebMapIt,  utilizando um OpenLayers, elaborou um aplicativo simples que faz uso do Google Maps e envia as informações do roteiro pesquisado para o sistema da EMDEC. Segundo Eduardo Patto Kanegae, desenvolvedor do aplicativo, o objetivo foi “fazer um experimento com o OpenLayers, e facilitar a vida de familiares, amigos e todos aqueles fazem uso do transporte público em Campinas”.

Acesse o aplicativo que facilita a definição de pontos de origem e destino dentro do município de Campinas (SP).


Aproveite a Promoção de Verão e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto!