Ferramenta geoespacial SomaBrasilO SomaBrasil, ferramenta para monitoramento das atividades agropecuárias que integra dados tabulares e informações geradas por satélites, ultrapassou a marca de mil usuários cadastrados neste mês de fevereiro.

Desenvolvido pela Embrapa Monitoramento por Satélite, o sistema encontra-se disponível ao público desde novembro de 2012 na forma de WebGIS, permitindo ao usuário não especializado interagir com bases de dados de recursos naturais, de agricultura e dados censitários por meio de consultas simples e de forma interativa, podendo selecionar e cruzar informações e construir mapas de acordo com cada interesse.

Dentre os 1.200 usuários cadastrados em menos de quatro meses, encontram-se representantes de instituições públicas das esferas federais, estaduais e municipais, funcionários de empresas privadas de áreas diversas, desde aquelas ligadas ao agronegócio como ao setor energético, ONG’s que atuam na área ambiental, universidades, bancos, empresas de geotecnologias e imageamento, entre outras. Os cadastros executados até o momento incluem interessados de diferentes países, vindos especialmente dos continentes americano e europeu.

Há cerca de dois anos o SomaBrasil (Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil) vem sendo desenvolvido com o apoio da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE). De acordo com Édson Bolfe, chefe-adjunto de P&D da Embrapa Monitoramento por Satélite e um dos coordenadores do sistema, uma nova versão do SomaBrasil deverá ser lançada até maio de 2013. Esta versão apresentará, além de novas bases de dados geoespaciais, o serviço de interoperabilidade que possibilita a inserção de planos de informações de outras fontes, independentemente do local físico de armazenamento. Assim, o usuário poderá adicionar camadas de outras bases externas por meio de serviços WMS (Web Map Service) dentro dos padrões da OCG (Open Geospatial Consortium).

Sobre o SomaBrasil

Estruturado com base em software livre, com acesso na internet, o SomaBrasil foi lançado junto com o Núcleo de Inteligência Territorial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (NIT/Mapa), no final de outubro de 2012, com o objetivo de prover o ministério com informações importantes para a elaboração e direcionamento de políticas públicas, linhas de crédito e tomadas de decisão para o setor. Dados da produção e do Censo Agropecuário do IBGE, informações geradas por programas do Ibama e Inpe, mapeamentos realizados pela Embrapa e outras instituições, além de dados sobre relevo, hidrografia, logística, áreas protegidas e potencial agrícola, são exemplos de informações já disponibilizadas pelo sistema.

Fonte: Embrapa Monitoramento por Satélite