Pelos céus brasileiros voará ainda em 2013 o Tuim, modelo de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) contendo várias inovações para o mercado nacional de aviões-robôs.

Fabricado pela AGX Tecnologia, empresa do Pólo Aeronáutico de São Carlos (SP), em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT/SEC) da USP São Carlos, o Centro Tecnológico do Exército (CTex) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Tuim foi desenvolvido em apenas seis meses e deve ser empregado num primeiro momento nas áreas militar e ambiental.

Modelo Ararinha_programa aberto de VANTs
A AGX também anunciou o primeiro VANT de tecnologia aberta. Crédito: Divulgação

Entre as inovações aplicadas no projeto deste avião-robô estão o sistema de decolagem e pouso, ambos verticais, o que permite segundo o diretor-presidente da AGX, Adriano Kancelkis, operar e locais sem pista, até mesmo no meio de formações florestais e plantações agrícolas.

O coordenador do projeto, Prof. Dr. Onofre Trindade Júnior, pesquisador do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da USP São Carlos, destaca que a aeronave será o primeiro VANT bimotor produzido no Brasil que terá também outro diferencial, um airbag para proteger a aeronave durante o pouso. “O Tuim possui paraquedas de segurança e o airbag que funcionará para preservar os sistemas abordo da aeronave durante o pouso, já que estes sistemas podem atingir um custo da ordem de até 500 mil reais”, explica o professor da USP.

O nome Tuim foi, segundo o presidente da AGX, uma homenagem à menor ave da família dos papagaios e periquitos no Brasil, cujo exemplar tem o corpo todo verde, com o dorso um pouco mais escuro, mede 12 centímetros de comprimento e pesa em média 26 gramas. “Já o Vant Tuim também é pequeno e pode carregar até 1,5 kg de pay load [ex: câmeras], voar a uma velocidade de 80 até 100 km/h e com teto máximo de operação de 1.000 metros. Este modelo se encaixa da família dos minivants”, revela Kancelkis.


Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 30% de desconto e concorre a um navegador GPS!