Representantes da Unesco, Rede Global de Geoparques, Geopark Araripe e Serviço Geológico do Brasil (CPRM) reuniram-se no dia 28 de fevereiro passado, no escritório da Unesco em Brasília, para discutir proposta de criação de um Fórum Brasileiro de Geoparques.

O Fórum a ser criado representará entidade encarregada de receber propostas de geoparques aspirantes no país, e deverá estabelecer e manter procedimentos e critérios para a pré-seleção de novos Geoparques brasileiros, que submeterão proposta à Rede Global de Geoparques (Global Geoparks Network – GGN).

Geopark Araripe
Reconhecido em 2006, o Geopark Araripe situa-se no sul do Estado do Ceará e possui nove geossítios, que estão em processo de sinalização e melhoramento de sua estrutura receptiva. Imagem: Geopark Araripe

Cada proposta para a criação de um geoparque no Brasil será avaliada por esse Fórum com base no valor das características geológicas presentes no geoparque aspirante e sua aderência às diretrizes e critérios da Rede Global de Geoparques (GGN) sob os auspícios da Unesco.

Durante a reunião foi proposta a realização de um encontro na representação da Unesco em Brasília, com o objetivo de formalizar a criação do Fórum Brasileiro de Geoparques. Propõem-se a participação nesse fórum de representantes do Conselho de Gestão do Geopark Araripe e de órgãos governamentais em nível federal responsáveis pela condução das políticas públicas de geração e difusão do conhecimento geológico, gestão do patrimônio geológico e mineral, turismo, cultura, proteção ambiental, desenvolvimento sustentável e relações exteriores.

Na referida reunião estiveram presentes Celso S. Schenkel, coordenador de Ciências Naturais da Unesco em Brasília, Flávia Fernanda de Lima, consultora da GGN/Unesco, José Patrício Pereira Melo, coordenador Adjunto do Conselho de Gestão do Geopark Araripe e vice-reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA) e Carlos Schobbenhaus, coordenador Nacional do Projeto Geoparques da CPRM.

Geoparques

A Rede Mundial de Geoparques (World Geoparks Network) foi estabelecida em 2004 através de uma parceria entre a Unesco e a União Internacional de Ciências Geológicas (IUGS). Visa distinguir áreas naturais com elevado valor geológico, nas quais esteja em prática uma estratégia de desenvolvimento sustentado baseado na geologia e em outros valores naturais ou humanos.

Fonte: CPRM


Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 30% de desconto e concorre a um navegador GPS!