A Embrapa Gestão Territorial esteve presente na oitava edição da Dinâmica Agropecuária – Dinapec (Campo Grande-MS), que acontece nos dias 13, 14 e 15 deste mês de março. A Unidade está inserida entre as mais de 40 opções de dinâmicas para visitação que o evento, que tem como proposta a apresentação de tecnologias sustentáveis aplicadas ao agronegócio brasileiro e ao mundo tropical, oferece.

O sistema

A Embrapa Gestão Territorial apresentará o Sistema de Análise Espacial para a Tomada de Decisão Estratégica da Cadeia da Carne Bovina (SAEBov),  um sistema em desenvolvimento que tem como proposta analisar a distribuição e a evolução do rebanho bovino de corte no Brasil e suas relações com os componentes da cadeia produtiva de carne bovina. A intenção é apresentar a concepção do sistema ao setor agropecuário, prospectar novas sugestões dos especialistas e promover sua validação junto ao mercado consumidor.

Sistema de Análise Espacial para a Tomada de Decisão Estratégica da Cadeia da Carne Bovina (SAEBov)O uso do território brasileiro para fins agropecuários é alterado por diversas tendências temporais, tais como a diversificação, expansão, concentração e substituição da atividade. Alguns fatores que influenciam a dinâmica da agropecuária no espaço geográfico são apresentados no SAEBov: rebanho de bovinos (dados históricos em nº de cabeças) por município; localização dos frigoríficos cadastrados no Sistema de Inspeção Federal (SIF); infraestrutura de transportes e investimentos previstos.

O SAEBov possibilitará a relação, por exemplo, dos municípios maiores produtores de bovinos com as principais rotas e investimentos previstos em transporte. Será possível visualizar, ainda, onde estão e de que tipo são os frigoríficos registrados no Ministério da Agricultura.

SAEBov na revista MundoGEO

O Sistema de Análise Espacial para a Tomada de Decisão Estratégica da Cadeia da Carne Bovina foi destaque em um artigo publica na última edição da revista MundoGEO. Saiba mais sobre o projeto acessando a versão digital da revista MundoGEO 71.

Mais informações sobre o Dinapec estão disponíveis na página do projeto.

Fonte: Embrapa Gestão Territorial. Texto de Wilson Anderson Holler.


Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 30% de desconto e concorre a 15 navegadores GPS.