A Astrium, empresa europeia do setor de tecnologia espacial, anunciou o lançamento operacional e comercial da constelação completa Pléiades como também do Spot 6, após o sucesso dos testes de qualificação em órbita dos satélites Pléiades 1B e Spot 6.

“A Astrium Services vai comercializar agora imagens produzidas pelos satélites gêmeos Pléiades 1A e 1B, que já começaram a operar como uma constelação completa”, declarou Evert Dudok, CEO da Astrium Services. “Essa configuração – a única desse tipo no mundo – oferece revisitas diárias de altíssima resolução e garante uma imagem de qualquer ponto do planeta em menos de 24 horas, além de monitoramento diário de qualquer lugar do globo e cobertura duas vezes maior”.

A capacidade de revisita diária torna, segundo a Astrium, os serviços da empresa confiável componente para processos de decisão econômicos e estratégicos, oferecendo aos clientes várias vantagens: acesso mais rápido a imagens (as zonas de guerra ou crise e áreas afetadas por catástrofes naturais podem ser visualizadas em algumas horas, seja qual for a região do planeta); fornecimento de imagens a intervalos regulares, possibilitando, por exemplo, o monitoramento diário de atividades em um local específico (acompanhamento do avanço de obras de engenharia civil, vigilância de zonas militares, industriais ou de mineração, etc.); fornecimento de um número de imagens duas vezes maior (adquiridas com o dobro de velocidade e o dobro de chances de produzir imagens sem nuvens, criando a configuração ideal para o mapeamento de áreas de grande extensão).

Coletada entre 15 e 21 de fevereiro de 2013, uma série de imagens do porto de Suez, no Egito, ilustra o potencial de revisita diária da constelação Pléiades. As imagens mostram as atividades do porto, em particular o movimento de balsas e navios comerciais na entrada do canal. Todas as imagens estão disponíveis no formato jpeg ou animação.

Astrium lança serviços dos novos satélites Pléiades e Spot
Imagens de 15 e 21 de fevereiro mostram atividades do porto de Suez, no Egito


Constelação

Pléiades 1A e 1B são os primeiros satélites europeus de altíssima resolução para observação da Terra. Posicionados a 180° um do outro, eles giram na mesma órbita quase polar e heliossíncrona, a 695 quilômetros de altitude. Eles oferecem um desempenho excepcional para o setor civil: produtos com resolução de 50 cm em um raio de visão de 20 km e excelente flexibilidade (possibilidade de ser rapidamente apontado), possibilitando vários modos de aquisição (estéreo, mosaico, corredor, alvo). Graças à sua capacidade de aquisição, de 900 imagens por dia, estes satélites também oferecem vantagens operacionais significativas para os usuários.

A constelação Spot 6 e Spot 7 vai operar em conjunto com os satélites Pléiades e oferecerá dados com resolução de 1,5 m em faixas de cobertura maiores (60 km) para o mapeamento de vastas regiões. As constelações Pléiades (1A e 1B) e Spot 6 e 7 serão posicionadas em pontos equidistantes na mesma órbita em torno da Terra, fazendo da Astrium Services a primeira operadora do mundo capaz de oferecer uma gama completa de dados de observação da Terra com diferentes níveis de resolução (entre média e altíssima). Isso significa que, a partir de agora, todos os pontos do globo terrestre poderão ser visualizados em alta e altíssima resolução, diariamente.


Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 30% de desconto e concorre a 15 navegadores GPS.