A instalação obrigatória de dispositivos antifurto nos veículos produzidos no Brasil está prevista para agosto deste ano. A história do Simrav (Sistema Integrado de Monitoramento e Registro Automático de Veículos) começou há sete anos, quando o governo estabeleceu o uso desses dispositivos de prevenção ao roubo de veículos. Inicialmente, os rastreadores seriam instalados em agosto de 2009.

Porém, o cronograma teve que ser revisto por mais de três anos diante da resistência de montadoras, a demora na implantação do sistema e uma liminar que suspendeu na Justiça o programa por violação ao direito de privacidade – o que levou a ajustes no desenvolvimento dos módulos de rastreamento.

Os equipamentos antifurtos serão instalados gradativamente a partir de agosto deste ano em todos veículos fabricados ou importados no país – desde os carros de passeio e caminhões a motocicletas. E com isso o mercado de rastreamento de veículos tende a crescer. Para preservar sua privacidade, o dono do carro só terá acesso a funções de localização e bloqueio remoto do automóvel se contratar uma empresa de rastreamento e habilitar o dispositivo.

Além da garantia do sigilo das informações de localização, o proprietário do veículo ganhará mais segurança ao ter o equipamento antifurto instalado. Isso porque, será parte integrante do carro, e caso o dispositivo seja retirado ou adulterado, o automóvel perde, automaticamente, sua funcionalidade se autobloqueando.