O Open Geospatial Consortium (OGC em inglês) anuncia a publicação de um documento com melhores práticas para produtos, serviços e sensores de observação da Terra. A publicação intitula-se “OGC EO Product Collection, Service and Sensor Discovery using the CS-W ebRIM Catalogue”, e foi adotado como um documento oficial do OGC.

Este documento elaborado pelo OGC descreve as relações que existem entre os vários modelos de metadados conceituais: observação da Terra, coleções de produtos de observação da Terra, sensores e serviços. Especificar a ligação entre os vários tipos de dispositivos existentes é importante para o processo de catalogação e descobrimento.

Catálogos de Serviços Web (CSW em inglês) fazem parte dos padrões de serviços OGC, e definem as interfaces comuns para descobrir, navegar e consultar a respeito de metadados, serviços, e outros recursos. Negócios eletrônicos utilizando linguagem de marcação extensível, ou ebXML, formam uma família de padrões baseados em XML, que fornecem uma infraestrutura aberta e permitem o uso global das informações sobre negócios eletrônicos de uma maneira interoperável, segura e consistente.

Durante a série Heterogeneous Missions Accessibility (HMA em inglês) de projetos geridos pela Agência Espacial Europeia (ESA em inglês), foi definido um conjunto mínimo de elementos de metadados que são necessários para descrever uma coleção de produtos de observação da Terra. Também foram difinidos elementos de metadados necessários para descrever os diferentes serviços Web que estão sendo implantados atualmente, em todo os segmentos terrestres do programa europeu de satélites GMES.

Esses serviços incluem serviços de catálogo para a descoberta de produtos de observação da Terra, coleções de produtos e serviços de observação da Terra, serviços de pedidos, análises de viabilidade, serviços Web e serviços de mapas na Web. Estas melhores práticas do OGC são resultado de esforços e discussões sobre questões de observação da Terra entre membros do OGC.

O documento é livre para o público e está disponível aqui.