Arlete Meneguette, professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Unesp, Câmpus de Presidente Prudente, ministrou no dia 1º de março, em Buenos Aires, Argentina, o minicurso “How to use Google Map Maker & Mapping Tools”. Desde 2010, a professora é mapeadora voluntária e revisora especialista regional do Google Map Maker.

Professora Arlete Meneguette no evento Google Student Ambassador Summit
Professora Arlete Meneguette no evento Google Student Ambassador Summit

A atividade, intitulada “Como mapear o campus universitário usando o Google Map Maker”, fez parte do evento Google Student Ambassador Summmit. Os alunos tiveram a oportunidade de acessar imagens digitais disponibilizadas na plataforma Google Map Maker, elaborando mapas de suas universidades.

No evento, realizado em Puerto Madero, participaram 48 estudantes de cinco países latino-americanos (Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México), e a professora Arlete foi a única convidada que não era funcionária do Google.

“Recentemente fui indicada para ser Google Map Maker Advocate e esta participação na Argentina foi a primeira de uma série de atividades de capacitação que pretendo oferecer visando favorecer o empoderamento do cidadão comum, que pode contribuir com seu conhecimento local de forma cooperativa e participativa”, afirmou a professora Arlete Meneguette.

Desde 2010 Arlete é voluntária do Google Map Maker, e a partir de 2011 passou a atuar como Revisora Especialista Regional do sistema.

Passo Passo sobre o Google Map Maker

A professora Arlete Meneguette, desde o começo de 2011, vem promovendo em parceria com a revista MundoGEO artigos especiais, que visam fornecer instruções sobre a ferramenta Google Map Maker. A iniciativa, uma contribuição voluntária ao processo de mapeamento colaborativo e cooperativo, é baseada no conhecimento que o mapeador tem de sua cidade e/ou do lugar pelo qual tem a sensação de pertencimento.

A série de matérias, realizada no formato “Passo a Passo, iniciou na revista InfoGEO 63, de março de 2011. Desde então, a professora vem escrevendo para a revista InfoGEO e posteriormente para a revista MundoGEO, descrevendo diferentes processos que podem ser adotados para realizar o mapeamento com a ferramenta do Google.

Veja a seguir os links com as revistas e matérias sobre o o Google Map Maker.

• InfoGEO 63: Como mapear uma cidade
• InfoGEO 64: Como Criar um Bairro
• InfoGEO 65: Como Criar uma Rotatória e uma Rodovia
• MundoGEO 66: Como Criar uma Rua
MundoGEO 67: Como Criar uma Construção
MundoGEO 68: Como Criar POIs, Rios e Parques


Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 30% de desconto e concorre a 15 navegadores GPS.