A Revista MundoGEO traz uma série de tutoriais, chamada “Por dentro do Google Earth”, que mostra, na primeira parte, como tirar o máximo de proveito da versão gratuita do Google Earth. A segunda parte tem como tema o Google Earth Pro.

O Google Earth pode ser obtido gratuitamente em http://ning.it/QVWyVG. Dois formatos de arquivos são os mais utilizados para exibir dados geográficos no Google Earth: o KML e o KMZ. A diferença entre eles é que os arquivos KMZ são compactados, semelhantes aos arquivos ZIP.

Por dentro do Google Earth – Parte 1
Para obter conteúdo oficial e confiável para exibir no Google Ea rth, entre no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em http://ning.it/TW1h6E, e escolha malhas_digitais->censo_2010-> setores_censitarios_kmz. A escala é compatível com 1:250.000 sem supressão de pontos, estando em coordenadas geográficas e referenciadas ao Sirgas2000, portanto, compatíveis com o Google Earth que adota o WGS84.


Este artigo é parte da MundoGEO 70, edição mais recente da revista que já está disponível publicamente no Portal MundoGEO. Acesse e veja o artigo Por Dentro do Google Earth na íntegra. Para ver a segunda parte deste Passo a Passo, acesse a revista MundoGEO 71 no Portal MundoGEO.

Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO impressa! Assinando agora você ganha 30% de desconto e concorre a 15 navegadores GPS.