Usando os satélites Pléiades, a Astrium acabou de produzir imagens de altíssima resolução de seis estádios no Brasil. Estas imagens estão disponíveis de forma gratuita e em alta resolução.

As imagens captadas pelos satélites Pléiades mostram seis estádios: o Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, o Estádio Nacional, em Brasília, o Estádio Castelão, em Fortaleza, o Arena Pernambuco, em Recife, o Arena Fonte Nova, em Salvador, e o famoso Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Imagens de satélite mostram estádios brasileiros em alta resolução
Da esquerda para a direita: Estádio Mineirão em Belo Horizonte (MG); Estádio Nacional em Brasília (DF); Estádio Castelão em Fortaleza (CE); Arena Pernambuco em Recife (PE); Arena Fonte Nova em Salvador (BA); e Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro (RJ). Crédito: Astrium

Estes seis estádios estão atualmente sendo reformados ou reconstruídos. O Brasil também está construindo seis estádios totalmente novos, que serão fotografados pelos satélites Pléiades. As imagens vão fornecer um acompanhamento, mês a mês, através do GO Monitor, incluindo o local de construção do futuro Estádio Arena São Paulo.

GO Monitor é um serviço de monitoramento civil via satélite oferecido pela Astrium Services e projetado para monitorar mudanças em locais (por exemplo, um local de construção com uma superestrutura). A capacidade de revisita dos satélites Pléiades e SPOT 6 permite aos especialistas de interpretação do Go Monitor da Astrium Services (geólogos, intérpretes de movimento de superfície, especialistas offshore, etc) enviar imagens analisadas de forma rápida e regular, por meio de alertas de e-mails automáticos e um site seguro acessível 24 horas por dia todos os dias

Os Pléiades 1A e 1B são os primeiros satélites de observação da Terra de altíssima resolução da Europa, e estão posicionados 180° separadamente em uma mesma órbita heliosíncrona quase polar, a uma altitude de 695 km. Eles oferecem um desempenho excepcional no mercado civil: uma resolução de 50 cm, uma largura de cobertura de 20 km e uma excelente flexibilidade (rápida pontaria), permitindo múltiplos modos de aquisição de imagens (estéreo, mosaico, corredor, alvo). Graças à sua capacidade incomparável de produzir 900 imagens por dia, eles também oferecem grandes vantagens operacionais aos usuários.

A constelação SPOT 6 e SPOT 7 vai operar juntamente com os Pléiades e vai oferecer dados de 1,5 metros de resolução com uma largura de  imagem maior (60 km) para o mapeamento de áreas muito extensas. As constelações Pléiades (1A e 1B) e SPOT 6 e 7 ficarão estacionadas  em pontos eqüidistantes na mesma órbita em torno da Terra, tornando a Astrium Services a primeira operadora no mundo capaz de oferecer uma gama completa de dados de observação da Terra em diferentes resoluções (de média a altíssima resolução). Isso significa que um determinado ponto em qualquer lugar do mundo agora estará visível em alta e altíssima resolução diariamente.

Imagens de satélite mostram estádios brasileiros em alta resolução_Maracanã
Imagem do satélite Pléiades mostra o estádio do Maracanã

Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 30% de desconto e concorre a 15 navegadores GPS.