Aplicativo mostra em tempo real o horário exato que a condução chegará, se estará vazia ou lotada, e qual é a melhor rota para se chegar mais rapidamente ao destino, utilizando um inovador modelo de “crowdsourcing”. A empresa investiu mais de US$ 4 milhões no projeto mundialmente.

 Aplicativo mostra em tempo real o horário exato que a condução chegaráMoovit, o APP do transporte público, está feliz em anunciar seu lançamento oficial no Rio de Janeiro pronto para permitir que os usuários interajam entre si trocando informações sobre ônibus, trens e metro de forma rápida, fácil e interativa.

Baseado em informações geradas pela população que usa todos os tipos de transporte público e possui smartphone, o moovit fornece, em tempo real, informações atualizadas sobre transporte, planejando novas alternativas para ir e vir, para que os usuários possam economizar tempo e chegar com segurança aos seus destinos, sem incertezas.

Logo após seu lançamento em São Paulo, em dezembro de 2012, mais de 50.000 paulistanos já se uniram à comunidade Moovit, que cresce a passos largos. O lançamento no Rio de Janeiro tem sido muito aguardado, e a cidade é apenas a segunda na América Latina a receber o aplicativo, que cresceu bastante mundialmente a mais de 30 cidades, incluindo Nova York, Londres, Chicago, Madri, Roma e Tel Aviv. São Paulo foi a primeira cidade da América Latina a receber o Moovit.

“Percebemos que há no Rio de Janeiro uma grande demanda do público por informações em tempo real sobre o transporte público, e acreditamos que o Moovit tem o potencial para atender a essa necessidade e revolucionar o modo com que os usuários do transporte público recebem informações na cidade maravilhosa. O APP é extremamente útil para o dia a dia e deverá ser ainda mais em épocas de grandes eventos como a Jornada Mundial da Juventude, Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas “, diz Nir Erez, CEO da empresa. “Por ser um aplicativo baseado em crowdsourcing, quanto mais pessoas usarem o moovit, mais ele informará os melhores caminhos para ir de um ponto a outro da cidade. Isso é possível uma vez que, mantendo o aplicativo conectado, o moovit fornece o local exato da condução permitindo que as pessoas possam escolher seu melhor roteiro, saber os horários e outras informações”, explica Nir.

Como usar

 Aplicativo mostra em tempo real o horário exato que a condução chegaráMoovit é interativo e fácil de usar. Assim que você inicia o aplicativo em seu smartphone, ele mostra arredores do local onde você está, incluindo todas as estações de transporte público ao seu redor, e outros usuários moovit. Se você clicar em uma das bandeirinhas que mostram os pontos de ônibus, metrô ou trem abre-se um pop up mostrando quais os tipos de transporte e quais linhas atendem a região, seus horários, atualizações em tempo real e onde os veículos estão no mapa. Ao aproximar a imagem, o aplicativo mostrará mais resultados.

O moovit tem também um botão chamado “planejador de viagem” – onde é possível inserir sua origem e seu destino, apertar em “pesquisar” e obter então as melhores opções na tela, ou mais dependendo da opção que você clica. Você pode customizar o planejador de viagens de acordo com o tipo de deslocamento que deseja – por exemplo: se você prefere andar mais a pé o aplicativo mostrará uma rota com esta opção e vice-versa.

Para verificar os horários de chegada e os próximos horários de uma linha específica, os usuários podem clicar em “Horários” e acessar facilmente essas informações, incluindo próximos horários de chegada, em tempo real, quando disponíveis, e informações sobre a rota.

Ao começar sua viagem, clique no botão “começar viagem” e você irá navegar com o moovit por toda sua viagem, se quiser. O aplicativo mostrará como se deslocar no mapa, fornecerá instruções durante sua viagem, atualizará o que está à frente, sugerirá alternativas no caso de atrasos, e também dará alerta, como “desça na próxima estação”, etc.

O mais interessante sobre o moovit é que, em paralelo a todas essas ações, você pode contribuir e reportar dados ao sistema durante sua viagem, compartilhando informações como: se o transporte está lotado ou vazio, se a estação possui wi-f, se é adaptado para cadeirantes, se possui ar condicionado  e até mesmo se o atraso foi ocasionado por um acidente. Ao compartilhar informações, os usuários podem ajudar outros usuários a criar um mapa das condições do transporte público no Rio de Janeiro em tempo real. Quanto mais pessoas usarem o moovit, mais precisos serão os dados e mais eficazes serão as informações.

Os dados recebidos dos usuários e as informações sobre o transporte público, acessíveis a todos na região – como horários de ônibus, metrô, etc – são integrados ao aplicativo e, com base em algoritmos sofisticados e dados estatísticos, vão formando um banco de dados que é atualizado 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O moovit roda em smartphones. Seus recursos permitem que você:

• Visualize em um mapa as estações mais próximas e as linhas que as atendem;
• Veja todos os horários de todas as linhas disponíveis;
• Saiba exatamente o horário da chegada de seu transporte, incluindo um mapa com a visualização da chegada de seu ônibus/trem à estação;
• Veja a melhor rota para chegar ao seu destino com base em suas preferências e o horário da partida/chegada que escolher;
• Saiba tudo o que está acontecendo na sua rota, ponto a ponto, incluindo a maneira de alcançar seu destino (guia de navegação), receba alertas;
• Saiba o tempo exato e estimado de chegada em tempo real, novas opções de rotas de acordo com a situação;
• Visualize outros usuários moovit no mapa, compartilhe e receba relatórios;
• Compartilhe sua viagem e tempo esperado de chegada com seus amigos e familiares;
• Quanto mais gente usar, mais preciso ele vai ficar.


Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 30% de desconto e concorre a 15 navegadores GPS.