Projeto atualiza nomes geográficos no ParanáRepresentantes do Governo do Estado e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) se reuniram essa semana para avaliar o Projeto Nomes Geográficos do Paraná – Toponímia passo a passo, que tem como objetivo atualizar a identificação de rios, montanhas, estradas e povoados nos mapas paranaenses.

O projeto, em andamento desde 2011, vai definir limites municipais, nominar bacias hidrográficas, localizar propriedades, orientar o turismo local, realizar projetos econômicos, sociais e ambientais, entre outros segmentos. A ideia é estabelecer no Estado uma base de dados oficial de nomes geográficos para incorporação na Cartografia Estadual, contemplando os aspectos geo-cartográfico, histórico-geográfico e linguístico. O trabalho também será certificado no Banco de Nomes Geográficos do Brasil.

Segundo Gislene Lessa, diretora de Geociências do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG) – vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – o Paraná é pioneiro nesta ação. “Temos a participação das comunidades para atualizar os nomes geográficos e ajudar a entender a formação étnica da região, passando pela história e cultura paranaense”, declara.

Levantamentos já foram realizados em São Mateus do Sul, Irati e Rio Negro. A expectativa é que até o segundo semestre deste ano sejam divulgados os resultados dessas regiões.

As incoerências de nomes geográficos encontradas nas bases cartográficas foram o principal motivador da idealização desse projeto. A ação é uma parceria entre as diretorias de Geociências do IBGE e do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências do Paraná.

Com informações da Agência de Notícias do Paraná


Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 30% de desconto e concorre a 15 navegadores GPS.