A Santos Lab, fabricante de veículos aéreos não tripulados (VANTs) apresentou um VANT pioneiro no mundo durante a LAAD Defence & Security – Feira Internacional de Defesa e Segurança –, que aconteceu entre os dias 9 e 12 de abril no RioCentro (RJ). O Orbis, como é chamado, é o primeiro VANT no mundo a decolar na vertical e transicionar sem sofrer queda.

A aeronave, que é feita de fibra de carbono e pesa cerca de 1,5 quilogramas, foi totalmente desenvolvida por brasileiros. Ela pode ser utilizado para o monitoramento de segurança de áreas urbanas, com muita utilidade em grandes eventos, como Copa do Mundo e Olimpíadas, além de poder servir de apoio para operações policiais e militares em áreas de conflito (como na ocupação de favelas, por exemplo).

Santos Lab lança VANT Orbis inédito
A Santos Lab apresentou um VANT pioneiro no mundo durante a LAAD Defence & Security. O Orbis, como é chamado, é o primeiro VANT no mundo a decolar na vertical e transicionar sem sofrer queda. Crédito: DefesaNet

Além disso, o VANT também pode ser utilizado em monitoramentos noturnos, já que tem a possibilidade de ser equipado com câmera infravermelha.

“É uma tecnologia pioneira e brasileira. Nós pesquisamos muito, antes do desenvolvimento, e percebemos que nenhuma das empresas globais que atuam no nosso segmento conseguiu até hoje fazer um VANT deste tipo”, contou um dos sócios-diretores da Santos Lab, Gilberto Buffara.

De acordo com o outro sócio-diretor da empresa, Gabriel Klabin, que também é responsável pelo desenvolvimento dos VANTs da Santos Lab, a aeronave tem baixo custo de manutenção, além de utilizar baterias de lítio especiais como fonte de energia. As baterias são produzidas pela própria companhia.

A Santos Lab é uma empresa dedicada à fabricação de Veículos Aéreos Não Tripulados, sendo que um de seus projetos, o Carcará, é o único VANT brasileiro em atuação à serviço das Forças Armadas Brasileiras (no caso o Pelotão Vant – PelVant – dos fuzileiros navais da Marinha). A Santos Lab tem a Embraer como parceira no projeto Carcará, além de ter a Boeing como parceira em alguns projetos especiais.

Veja abaixo um vídeo do Orbis, novo veículo aéreo não tripulado da SantosLab:

Fonte: DefesaNet


Seção de notícias exclusiva

Devido à crescente importância e utilização da tecnologia, os VANTs têm a partir de agora destaque especial no Portal MundoGEO. Todas as novidades do setor poderão ser conferidas na categoria “VANTS e Drones”, que contará com notícias em três idiomas – português, espanhol e inglês – sobre tudo que acontece no mercado de veículos aéreos não tripulados.

Acesse a categoria de notícias “VANTS e Drones” e conheça as últimas informações deste mercado. Para conferir de perto as novidades do mercado e as novas tecnologias, bem como conhecer aplicações e resultados e como está a regulamentação do setor,  participe do Seminário VANTs, que será realizado em São Paulo (SP) durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica, de 18 a 20 de junho de 2013.