O MundoGEO realizou, em parceria com a equipe organizadora do III Simpósio de Geoestatística Aplicada em Ciências Agrárias (III SGeA), um seminário online gratuito sobre os conceitos e aplicações da geoestatística. Reunindo 1085 pessoas, o webinar foi o segundo maior em número de participantes, de todos os webinars já promovidos pelo MundoGEO.

Webinar fala sobre geoestatística aplicada em ciências agráriasO termo Geoestatística muitas vezes não é bem conhecido, e as pessoas apresentam dificuldades em entendê-lo. Assim, este webinar apresentou os principais conceitos e usos desta técnica que, entre outras coisas, trata de variáveis regionalizadas e sua distribuição espacial e temporal.

A apresentação ficou por conta do professor Paulo Milton Barbosa Landim, formado em Geologia e doutorado em Estratigrafia pela Universidade de São Paulo, Pós-Doutorado em Estratigrafia e Geomatemática pela Northwestern University, professor Emérito da Universidade Estadual Paulista.

“Para mim, a experiência de participar do Webinar MundoGEO foi enriquecedora. Nunca havia participando deste tipo de seminário, apenas em cursos por video-conferência, e o resultado foi estimulante. Como professor, consegui apresentar para um número significativo de pessoas uma introdução à geoestatística, e esse é o sonho de qualquer educador: que haja um grande número de interessados na sua área de atuação”, afirmou o professor Milton Landim, apresentador do webinar”.

No total, o seminário contou com 2.080 inscrições e 1085 computadores conectados. Levando em conta as participações em grupo, o número de pessoas chega perto de 1,5 mil. “Este foi o segundo webinar MundoGEO com maior número de inscritos e participantes desde que começamos a organizar seminários online, em 2009, o que foi surpreendente já que o assunto não é tão popular como os de outros eventos com grande audiência que já realizamos, como ArcGIS e Google Earth por exemplo”, afirma Eduardo Freitas, mediador do seminário. “Por outro lado, a intensa interação pelo chat, com perguntas técnicas sobre o tema, mostrou que os participantes estavam muito interessados em conhecer ou se aprofundar mais na geoestatística”, conclui.

O seminário online contou com a participação intensa das pessoas, que apresentaram muitas dúvidas e comentários durante o evento, através do chat interativo. “Eu quero parabenizar todos os organizadores e o palestrante, e dizer que foi muito interessante a apresentação. Como disse em um momento no chat, sou leiga no assunto, mas pude compreender totalmente cada passo feito pelo professor Landim”, afirmou Suelen Gasparetto, participante do seminário online.

Além da apresentação sobre geoestatística, também foi mostrada a programação do III Simpósio de Geoestatística Aplicada em Ciências Agrárias, que irá acontecer entre 8 e 10 de maio em Botucatu (SP). Ao final da apresentação, o palestrante mostrou sobre o que será destaque no evento, que contará com cursos, palestras e mesas-redondas sobre vários temas e aplicações da geoestatística.

“Como Co-Coordenador do III SGeA, considero muito positiva essa parceria com a MundoGEO, pois em pouco mais de uma hora, diversas pessoas, em várias partes do Brasil e até do exterior, tiveram ciência do que está para acontecer no campus da UNESP em Botucatu entre os dias 8 e 10 de maio próximos”, completou o professor Milton Landim.

Para acessar o vídeo deste e também de outros seminários online, acesse a página de Webinars MundoGEO.

Simpósio de Geoestatística Aplicada em Ciências Agrárias

O III SGeA será realizado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), entre os dias 8 e 10 de maio, em Botucatu (SP). A programação do Simpósio já está definida, e terá como áreas temáticas: ciência do solo e da água; agricultura de precisão; gestão ambiental; manejo de culturas; sistema de informação geográfica e sensoriamento remoto; ciências florestais; e zootecnia.

As inscrições para o evento já estão abertas. Saiba mais sobre as atividades no site do III SGeA.