Multirotores ou Asa Fixa? Onde aplicá-los?

Nos ramos florestais e cartográficos já não é mais novidade que o advento dos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), aliados ao avanço tecnológico das câmeras digitais de pequeno formato, representam uma grande revolução no mercado da geotecnologia. É fato que o setor de VANTs está em pleno crescimento no Brasil, pois inúmeras notícias são propagadas diariamente, principalmente no que concerne à utilização na área de defesa, segurança e meio ambiente.

Segundo relatos da empresa americana TealGroup, que analisa o mercado aeroespacial, as despesas com aeronaves controladas remotamente deverão dobrar nessa próxima década, saltando de 5 bilhões de dólares para 11 bilhões em todo o mundo. Em 2020, cerca de 50 países, incluindo o Brasil, investirão juntos mais de 94 bilhões de dólares nessa tecnologia, estima o relatório.

O tipo de equipamento que se pretende desenvolver tem uma estreita correlação com as suas principais aplicações, onde os investimentos podem variar de 25 a 500 mil reais, até os VANTs de grande porte que pode chegar a milhões de reais. No desenvolvimento dessa tecnologia, é muito importante definir de forma clara os objetivos e finalidades do uso, focando em três pontos principais:

• Defesa e Segurança;
• Inspeção e Monitoramento Aéreo; ou
• Cartografia.


Este artigo faz parte da MundoGEO 70, revista que já está disponível publicamente no Portal MundoGEO. Para continuar lendo, acesse o artigo sobre VANTs na íntegra.

Vants

Seção de notícias exclusiva

Devido à crescente importância e utilização da tecnologia, os VANTs têm a partir de agora destaque especial no Portal MundoGEO. Todas as novidades do setor poderão ser conferidas na categoria “VANTS e Drones”, que contará com notícias em três idiomas – português, espanhol e inglês – sobre tudo que acontece no mercado de veículos aéreos não tripulados.

Acesse a categoria de notícias “VANTS e Drones” e conheça as últimas informações deste mercado. Para conferir de perto as novidades do mercado e as novas tecnologias, bem como conhecer aplicações e resultados e como está a regulamentação do setor,  participe do Seminário VANTs, que será realizado em São Paulo (SP) durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica, de 18 a 20 de junho de 2013.

O evento MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013 também tem em sua programação o Fórum Geointeligência para Defesa e Segurança, apresentando um panorama da inteligência geográfica aplicada à Gestão de Segurança e Defesa de um país, estado ou cidade. A utilização de dados geospaciais permite mostrar o histórico de eventos e a montagem de cenários futuros.

Saiba mais sobre o Fórum Geointeligência para Defesa e Segurança e veja a grade completa do evento.