IDESe encontra disponível o informativo de maio de 2013 sobre Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) na América Latina e Caribe, em português, espanhol e inglês. Para baixar a versão em português, clique aqui.

Auxiliando o acesso gratuito à informação sobre IDE aos usuários, a Associação para a Infraestrutura Global de Dados Espaciais (GSDI) tem disponibilizado boletins sobre IDE na África, América Latina e Caribe (IDE-LAC), e Ásia e Pacífico (IDE-AP).

O boletim IDE-LAC se concentra em aspectos das IDEs e dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), sensoriamento remoto e administração de dados na América Latina e Caribe relacionados com IDE. Busca criar consciência, prover informação útil para o fortalecimento de iniciativas nacionais de IDE e apoiar a sincronização de esforços regionais.

O Instituto Panamericano de Geografia e História (IPGH), entidade membro da GSDI, e o Comitê Permanente para a Infraestrutura de Dados Espaciais das Américas (CP-IDEA) promovem o desenvolvimento de IDE na região. O boletim é preparado pelo IPGH para a GSDI.

SDI-LAC em português

A versão em português do boletim IDE-LAC teve sua primeira publicação entre novembro de 2007 e fevereiro de 2009, e desde agosto de 2011 está sendo novamente publicada, graças a um grupo de voluntários localizados em vários estados do Brasil, nos Estados Unidos e Canadá.

Destaques: Nesta edição do IDE-LAC o segmento de IDE Globais e Regionais inclui a Chamada de Trabalhos para Conferência GSDI 14 e AfricaGIS 2013; a subvenção desafio GEO; o 85º aniversário do IPGH; a adição de dados espaciais regionais da GeoSUR ; IDEZar em dispositivos móveis, o Canto do ILAF-OGC; a eleição de Diretores da OGC, e notas sobre eventos importantes ao redor do mundo. Seção IGS inclui comentários sobre a renovação de adesão IGS. A divisão IDEs Nacionais informa sobre a normativa de controle de qualidade cartográfica do SUNIT, Bolívia; a nova base cartográfica na escala 1:250.000 do Equador; o lançamento do GIS na nuvem de CNR-El Salvador; e os projetos do Plano Nacional Espacial, assim como a cartografia cadastral e registro de terras na Jamaica.

Artigos e Publicações incluem e-livro de Servidores de Mapas, programação para fornecer dados geográficos multidisciplinares que utilizem tecnologias de código aberto; artigos gratuitos da Revista Internacional de Digital Earth; e o artigo “dados geoespaciais abertos: uma avaliação das bases de dados mundiais sobre as fronteiras”. As Pesquisas e Aplicações Geoespaciais marcam o lançamento do primeiro satélite equatoriano feito em no país; o perfil de risco de Santa Lucia; o VANT Eye Dragon para pesquisa vulcânica; o Primeiro Observatório Ecológico Continental dos EUA, e o satélite da NASA para determinar características espectrais e térmicas dos ecossistemas globais. Seção de Oportunidades de Capacitação e Financiamento inclui anúncios nacionais e internacionais, incluindo a concessão do Prêmio IPGH, e o Map App Challenge para estudantes patrocinado pelo Google. Finalmente, na última partição relaciona-se os Eventos nas Américas.